A Sociedade Cabo-verdiana de Música irá fazer a apresentação da distribuição dos direitos autorais de 2023, amanhã, 21, pelas 10h, na sede da SCM em Palmarejo. Os direitos autorais estarão disponíveis para levantamento e atribuição, a partir do mesmo dia, 21 de dezembro de 2023.
A distribuição, segundo avança em comunicado a SCM, foi feita através do Sistema Tecnológico Profissional de Distribuição de Direitos Autorais, WIPO CONNECT.
Durante o evento serão apresentadas todas as rubricas dos direitos contemplados na distribuição deste ano, o número de titulares de direitos contemplados, que irão abranger os Direitos de Autor e os Direitos Conexos, contemplando deste modo, autores, compositores, editores, arranjadores, músicos intérpretes e executantes, bem como os produtores fonográficos.
Distribuição tecnológica
De acordo com a SCM, a WIPO CONNECT, é um sistema interconectado para a gestão de direitos autorais e conexos, que opera tanto a nível local (“SCM WIPO Connect local”) como a nível compartilhado (“SCM WIPO Connect shared”).
O sistema permite à Sociedade Cabo-verdiana de Música gerir localmente as suas operações e conectar-se a redes regionais e internacionais de direitos autorais e conexos, integrantes da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, CISAC, como a CISNET e o IPI da SUISA.