Quinze jovens do Tarrafal de Santiago receberam kits de promoção do auto-emprego, em diferentes áreas de actividade. Os kits estão avaliados em cerca de três mil contos.
Segundo avança a agência nacional de notícias, trata-se de uma iniciativa do Governo, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A entrega enquadra-se no Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo, criado em 2022. Segundo Olavo Correia, vice primeiro-ministro e ministro das finanças, presente no acto, este programa tem sido “extremamente importante” para os jovens.
Além de terem sido contemplados com equipamentos para iniciar o próprio negócio, os jovens receberam também uma formação técnica e financeira.
Segundo o ministro, os jovens cabo-verdianos possuem ideias, têm energia e projectos, mas o que precisam é de oportunidades. A entrega desses kits, disse, visa, precisamente, os incentivar para a criação dos seus próprios empregos.
Empreendedorismo via fundamental para combate ao desemprego
Já o presidente do IEFP, Paulo Santos, ressaltou que a instituição tem cumprido o seu papel, apostando no empreendedorismo como uma via fundamental de combate ao desemprego em todas as ilhas.
O mesmo afirmou que a aposta do Governo tem dado os seus frutos, e vai continuar a dar, criando sempre oportunidades aos jovens.
Já o presidente da Câmara Municipal de Tarrafal, José dos Reis, também presente na entrega de kits, destacou que o município precisa, cada vez mais do seu activo, sobretudo activos jovens para colocar a sua capacidade, dinamismo ao serviço da causa maior, o “desenvolvimento”.
O autarca diz acreditar que a aposta na formação e a criação do auto-emprego é o caminho a seguir, envolvendo os diversos parceiros como forma de “criar alternativas e rampas de oportunidades” para que os jovens possam colocar as suas capacidades ao serviço do município.
Formandos satisfeitos
Já Edna Lopes, recém-formada na área da cozinha e pastelaria, e uma das beneficiárias, destacou a importância de se investir na capacitação dos jovens e depois enveredar para a área do auto-emprego e empreendedorismo.
Com o kit hoje recebido, Edna Lopes já terá, na próxima semana, o seu local de trabalho mais apetrechado e capacitado para receber mais demandas, mas também para empregar outros jovens.
Igualmente, Zenilton Silva, formado em eletricidade e eletrotécnica, avançou que já prestava alguns serviços na área, mas com o kit, diz estar convicto que a sua capacidade de resposta será maior e mais célere, além de conseguir empregar outros jovens.
C/Inforpress