Cabo Verde foi selecionado pelo Conselho de Diretores da Millennium Challenge Corporation para um terceiro compacto regional no quadro do programa de concessão de cinco anos. O intuito é impulsionar avanços em vários sectores de desenvolvimento em países que cumprem padrões rigorosos de boa governação, do combate à corrupção e respeito pelos direitos democráticos.
A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para quem este marco representa um compromisso renovado com o desenvolvimento sustentável.
Este é o terceiro compacto regional que o arquipélago cabo-verdiano recebe da Millennium Challenge Corporation, cujo pacote, segundo o chefe do Governo, tem sido fundamental para os avanços significativos nos setores-chave de desenvolvimento, visando o crescimento económico e melhoria na qualidade de vida dos cabo-verdianos.
“O nosso compromisso com o desenvolvimento continua com este compacto regional, 3º compacto”, sublinha Ulisses Correia e Silva.
Reconhecimento
Quem também reagiu à seleção de Cabo Verde, pela terceira vez, foi o Presidente da República, José Maria Neves, segundo o qual trata-se de uma notícia encorajadora e muito positiva para o país.
“Esta decisão do MCC traduz o reconhecimento do compromisso de Cabo Verde com a governação democrática e dos ganhos já alcançados na realização do desenvolvimento e na redução da pobreza”, disse o PR.
Este compacto, chamado de ‘compacto regional’, sublinhou o PR, é desenhado para apoiar o país na realização do desenvolvimento através do aprofundamento da integração na região oeste-africana.
“Nestes tempos de desafios ingentes, sobretudo em virtude da pandemia, das crises subsequentes e, mais recentemente, das guerras e seus efeitos sobre a comunidade internacional, com reflexos em todos os países, a seleção para um novo compacto do MCC é, sem dúvida alguma, uma notícia extremamente positiva e encorajadora”, reforçou o chefe de Estado.
“Grande vitória”
Trata-se, segundo José Maria Neves de uma grande vitória para a Nação cabo-verdiana no seu todo e, em particular, para o Governo, pelo que felicita o executivo, em especial o primeiro-ministro, e exorta os cabo-verdianos a celebrar este “muito bom momento” da Nação.
O Millennium Challenge Corporation, uma agência independente do Governo dos Estados Unidos de América, tem, segundo o Governo, desempenhado um papel crucial na parceria com as nações comprometidas com o fortalecimento do desenvolvimento.
A agência, que trabalha para reduzir a pobreza global através do crescimento económico, foi criada em 2004 e, desde então, fornece subsídios e assistência por tempo limitado a países que cumprem padrões rigorosos de boa governação, do combate à corrupção e respeito pelos direitos democráticos.
Para além de Cabo Verde, foram também selecionadas as Filipinas e a Tanzânia para novas parcerias.