A Presidência da República promove neste sábado, 9, uma marca cívica no âmbito dos 16 dias de ativismo pela eliminação da violência contra mulheres e meninas. A concentração acontece no Largo do Estádio da Várzea, às 8 horas.
O evento tem como propósito central chamar a atenção para a grave questão da violência contra as mulheres e, acima de tudo, estimular mudanças substanciais de comportamentos, atitudes e práticas associadas à Violência Baseada no Género (VBG), exortando, a um tempo, ao respeito escrupuloso aos Direitos Humanos.
Com esta ação, que acontece nas vésperas do “Dia dos Direitos Humanos”, a mais alta instituição do Estado associa-se aos 16 dias, entre 25 de Novembro e 10 de Dezembro, dedicados pelas Nações Unidas à consciencialização e à mobilização da sociedade para a importância da erradicação da violência baseada no género, demonstrando o seu compromisso com esta causa, que é também de Cabo Verde.
Parceiros
A Presidência da República conta com o apoio das Nações Unidas em Cabo Verde, do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género, ICIEG, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania, CNDHC, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género, ALCVBG, o Laço Branco Cabo Verde e a Rede Cabo-verdiana dos Defensores dos Direitos Humanos, RECADDH.
A Marcha, que tem início no Largo do Estádio da Várzea, percorre a Avenida Cidade de Lisboa em direção à rotunda 1º de Maio, sobe a rampa do Plateau e termina na Rua Pedonal do Plateau.