DESTAQUES
Conselho de Administração da RTC
Carlos Reis chumbado pelo Parlamento
Os deputados da Comissão Especializada dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma de Estado consideram que Carlos Reis “não reúne condições objetivas” para se manter no exercício do cargo de administrador da Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC). Pela primeira vez um cidadão, depois de sabatinado, é chumbado por essa instância parlamentar.
Sem concurso público e salários baixos
Comunicação social do Estado opta por freelancers e contratação directa
Os meios públicos de comunicação social têm optado, nos últimos tempos, pela contratação directa de jornalistas que se destacam nos media privados, bem como pela contratação freelancers, em detrimento do concurso público. Esta modalidade não é bem vista por profissionais da área, que já denunciam a prática à AJOC. A associação, por sua vez, fala de um esvaziamento das redacções privadas e alerta para a prática em empresas do Estado.
Sal
Trabalhadores de três resorts podem partir para a greve nesta quadra festiva
Trabalhadores afectos a três resorts na ilha do Sal – Meliã Llana, Tortuga e Dunas – mostram-se dispostos a partir para a greve no dia 19 de Dezembro, em plena época festiva, caso não vejam satisfeitas duas reivindicações “urgentes”: a cobertura da segurança social reposta e o pagamento atempado do salário. A informação foi avançada ao A NAÇÃO pelo sindicalista Nilton Vaz. O pré-aviso de greve significa que os trabalhadores chegaram ao “limite”.
GUINÉ BISSAU
Dissolução do Parlamento, violência e a ‘normalização’ da instabilidade
Os recentes acontecimentos da Guiné-Bissau passaram da dissolução do parlamento, esta terça-feira, pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló – numa clara violação dos limites impostos pela Constituição do país – à invasão e ocupação da sede do PAIGC, por militares encapuzados e fortemente armados. Sissoco fala em golpe de Estado, da mesma forma que o presidente da ANP, Domingos Simões Pereira, contra-ataca dizendo que quem está a subverter a ordem constitucional é o PR.
Guerreiras e Sobreviventes
Câncer não é sentença de morte
Sandra Barros, Eurídes Inês e Osvaldina Cardoso são três sobreviventes do cancro de mama que não escondem a doença. Dão a cara, partilham as suas dores e experiências, ao mesmo tempo que unem as suas forças para enfrentarem esta que é a terceira causa da morte em Cabo Verde. Isto, num cenário onde não faltam mulheres abandonadas pelos companheiros em pleno tratamento, embora haja casos também, estes mais raros, de mulheres que deixam os companheiros.
Marino Silva
Calou-se a voz do sorriso de menino
Falecido aos 92 anos, no passado fim de semana, em Portugal, Marino Silva não era um galã de Hollywood, como podia parecer. Tinha bigode à escovinha e penteado de actor dos anos dourados de Hollywood, é verdade. Vestia sempre fatos de corte elegante e sapatos brilhantes. As mãos eram magras, finas e sempre muito bem cuidadas. Era um homem frágil, este decano dos cantores de morna cabo-verdianos. Residia em Lisboa desde os 15 anos e foi durante vários anos chefe de serviços na Câmara Municipal de Lisboa.