Segundo anúncio feito pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, o Governo está neste momento a dar “passos definitivos” para a criação de um banco para o fomento do empreendedorismo jovem e financiamento de programas sociais, com impacto na vida da juventude cabo-verdiana.
Carlos Monteiro fez o anúncio no primeiro dia do quarto Fórum Nacional da Juventude, que decorre na cidade do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
Segundo avançou, o Governo, desde 2017, tem estado a realizar “um investimento forte” na criação de um “ecossistema para o empreendedorismo jovem”, que está a ser “muito bem delineado” e já “muito defendido” em África.
Carlos Monteiro salientou que a criação desse banco, que constitui, além de Cabo Verde, “um objectivo do continente africano”, espaço onde tem sido defendido “um ecossistema para o empreendedorismo jovem completo e robusto”.
Formação profissional e investimento” em infra-estruturas desportivas
Durante uma conversa aberta sobre oportunidades para os jovens, o governante falou ainda da formação profissional, que tem sido “um dos investimentos grandes” do Governo com “impacto na empregabilidade” dos jovens.
Avançou, ainda, que o Governo tem em curso um programa com “forte investimento” em infra-estruturas desportivas, em parceria com as câmaras municipais, para “criar mais espaços de lazer” para os jovens em todas as ilhas.
Ainda sobre as infra-estruturas desportivas disse que em Porto Novo será construído o polidesportivo coberto, cujo concurso para adjudicação da empreitada já foi lançado.
Criação de emprego jovem constitui “um grande desafio” para Cabo Verde
O ministro sublinhou, durante a abertura do fórum, que a criação de emprego jovem constitui “um grande desafio” para Cabo Verde e o continente africano, apontando o empreendedorismo como solução para mitigar este problema.
O quarto Fórum Nacional da Juventude, que decorre sob o lema “Jovem em Acção”, participam mais de uma centena de jovens de todas as ilhas do arquipélago.
Durante o fórum será debatida a temática sobre o empreendedorismo jovem, nas suas várias vertentes, entre elas, social, cultural e económico.
“É necessário que se crie um forte ecossistema de empreendedorismo nas diferentes áreas” afirmou o ministro ao analisar a questão da grande procura de emprego por parte dos jovens em Cabo Verde.
Fórum Nacional da Juventude
O fórum, com duração de três dias, insere-se na iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, que tem permitido o Governo e os seus parceiros colocar no “centro das acções e actividades da juventude” os municípios e cidades “mais periféricos” em termos de acesso a oportunidades juvenis.
Ribeira Brava (São Nicolau) em 2021, Porto Inglês (Maio) em 2022, e Porto Novo (Santo Antão) em 2023 foram as cidades que já receberam esta iniciativa.
C/ Inforpress