Os funcionários do Palácio do Governo participam, na manhã de hoje, 27, de uma ação de conscientização contra o cancro da próstata. O ato de sensibilização conta com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Em Cabo Verde, segundo os dados provisórios, do Registo Oncológico de 2022, foram diagnosticados 442 novos casos de cancro no geral. Nos homens, o cancro da Próstata é o mais frequente, sendo este o cancro mais incidente no País, com uma taxa de incidência de 43.6/100.000. Em 2022, foram registrados 219 casos em Cabo Verde.
O cancro é já reconhecido como um problema de saúde pública em Cabo Verde, constituindo a terceira causa de mortalidade e primeira de evacuação externa, segundo o relatório estatístico do ministério de saúde 2020 e o relatório de evacuação externa de 2022.
A implementação de estratégias apropriadas e recursos para a prevenção, detecção precoce e tratamento, permite salvar vidas. Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro.
Por todo o país têm sido realizadas campanhas de despistes e de sensibilização e, na manhã de hoje, é a vez dos funcionários do Palácio do Governo se uniram à causa.