PUB

Mundo

Brasil: 15º edição do FESTLIP homenageia Zezé Motta e Conceição Evaristo

A 15º edição do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (FESTLIP), que acontece no Rio de Janeiro, Brasil, de 29 de novembro a 4 de dezembro, homenageará a atriz e cantora Zezé Motta e a escritora brasileira Conceição Evaristo. O FESTLIP inclui ainda peças, show, encontros, espetáculos infantis, oficinas e mostras gourmet, distribuídas por vários teatros do Rio de Janeiro.

Recorde-se que nesta edição de 2023, dedicado inteiramente a celebrar as mulheres, o FESTLIP foi dividido em dois países, com a primeira etapa em Lisboa, Portugal e a segunda no Rio de Janeiro, Brasil.

A atriz e cantora Zezé Motta, que completa 55 anos de carreira em 2023, será galardoada com o Prêmio FESTLIP 2023, dedicado a “expoentes das artes” nos países de língua portuguesa enquanto a escritora brasileira Conceição Evaristo receberá o inédito Prêmio ELO FESTLIP, que destaca o reconhecimento e difusão internacional de sua obra.

A programação teatral acontece de 1 a 3 de dezembro, distribuída pelos palcos do Teatro João Caetano, Teatro Gláucio Gil e o Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e inclui ainda três espetáculos de companhias de Portugal, “Vozes de Sereias”, da Cia Teatro Meridional; “Palco Principal”, do grupo SillySeason, e “Nas Ondas do Improviso”, do grupo de teatro do improviso Os Improváveis.

Homenagem às mulheres com “O canto das sereias”

Na programação, o destaque é o espetáculo “O canto das sereias”, concebido especialmente para a ocasião.

Com dramaturgia de Marcia Zanelatto e elenco exclusivamente feminino da multinacional Trupe Festlip, com atrizes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

“Além de ser o nome de um espetáculo inédito, o Canto das Sereias é também o mote desta edição, que atravessa toda a programação em homenagem ao empoderamento feminino de mulheres de culturas tão distintas, unidas pelo mar e pela língua portuguesa, mas também na luta pela igualdade de direitos”, destaca Tânia Pires Abrão, criadora e diretora artística do FESTLIP.

Em relação aos encontros denominado de FESTLIPencontros, “Nem só de cantos e escamas reluzem as sereias”, mediado por Monica Klemz reunirá a escritora Márcia Zanelatto, a diretora Tânia Pires Abrão e o elenco da Trupe FESTLIP Rossana Prazeres (São Tomé e Príncipe), Suelma Mario (Angola), Susana Vitorino (Portugal), e Tidy Rodrigues (Cabo Verde), além das atrizes convidadas Carla Marins (Brasil) e Lucrécia Paco (Moçambique).

O encontro servirá para “dissecar” o processo de criação do espetáculo, que capta a “essência e a força das mulheres lusófonas”.

Oficinas gratuitas para estudantes e professores de artes cénicas

Na etapa do Rio serão realizadas, igualmente, duas oficinas gratuitas que darão oportunidade a estudantes e professores de artes cénicas para se aprofundarem nas técnicas do Teatro do Improviso, com Marta Borges e Pedro Borges, do grupo Os Improváveis, no dia 28 de novembro, na UNIRIO e na trajetória do dramaturgo e professor português Rui Pina Coelho, em 4 de dezembro, na Sala Mário Tavares (TMRJ).

PUB

PUB

PUB

To Top