Pedro António Rodrigues, carinhosamente tratado por todos como “Pé Pipi”, completou, hoje, 113 anos de idade. Natural de Ribeira da Torre, Santo Antão, “Pépipi” esteve à conversa com o Presidente da República, José Maria Neves, via Messenger.
“Falei com ele via Messenger. Muita emoção e sabedoria juntas!É uma dádiva de Deus ter entre nós o Senhor Pedro, um Homem Grande, que atravessou todas as grandes convulsões do Século XX e do dealbar do Século XXI, sobreviveu a duas grandes pandemias, a duas grandes guerras, viu a independência, a democracia e vive num Cabo Verde mais desenvolvido e mais digno”, escreveu José Maria Neves na sua rede social.
O mais alto magistrado da nação mostrou-se contente por ter tido a oportunidade de falar com “Pé Pipi” tendo enaltecido o facto de o mesmo ser actualmente “uma biblioteca viva!”.
“Um Homem que nos ajuda a andar com mais vigor e mais sabedoria rumo a um futuro muito melhor!”, escreveu no post onde partilhou também algumas fotos do momento.
Perfil
Pé Pipi nasceu a 27 de Novembro de 1910, mas celebra o aniversário a 12 de Dezembro conforme a data da sua certidão de nascimento.
Ainda de boa saúde e boa memória, Pé Pipi ainda se lembra da infância e da adolescência vivida em Pinhão Leste, Santo Antão, rodeado de montes e ribeiras e sempre acompanhado da sua fiel companheira: a enxada.
Viveu cerca de 30 anos no Sal, tendo, depois, regressado à sua terra natal. Mas, aos 107 anos passou a viver com um filho em Varzinha, Ribeira da Torre.
Segundo a nora Maria Vitória confidenciou o ano passado, à Inforpress, a propósito dos 112 anos, Pé Pipi tem dias sim, dias não. “às vezes difícil, às vezes divertido”, sendo, contudo, ainda muito activo, gostando de jogar uril, de comer banana e de dançar.
“Pé Pipi” teve sete filhos. O mais velho, se fosse vivo, teria completado 98 anos.