A Palmeira, do Sal, conquistou a Supertaça de Cabo Verde em futebol, edição 2023-2024, ao vencer a Académica do Mindelo por 3-2, no desempate a partir da marca de grande penalidade. A partida, disputada no estádio Orlando Rodrigues, no Tarrafal de São Nicolau, colocou frente a frente os campeões de Cabo Verde em título, Palmeira, do Sal, e os vencedores da Taça de Cabo Verde, Académica do Mindelo.
Conforme avança a Inforpress, a primeira parte do jogo não teve grandes oportunidades de golo, com os dois guarda-redes a serem meros espectadores. No entanto, na primeira parte, foi a equipa da Mica quem teve o domínio e maior iniciativa de jogo.
Já no segundo tempo, as equipas entraram com outra postura, o que se reflectiu num melhor espectáculo dentro das quatro linhas para os adeptos. O capitão Latxe era um dos mais inquietos do lado da equipa da ilha do Sal, e ao minuto 59, de livre directo, rematou com perigo, mas com o guardião Piduca a responder com uma defesa tranquila.
Contudo, uma das grandes oportunidades da partida pertenceu ao avançado do Palmeira, Zezito, que dentro da grande área, a corresponder a um cruzamento dum companheiro, cabeceou à barra da baliza da Académica.
Já os mindelenses responderam por intermédio de Lela, que, na sequência de um livre directo, obrigou o guarda-redes, Djão, da equipa da Palmeira, a fazer uma grande defesa, num dos lances de maior perigo do jogo.
Grandes penalidades
Num jogo sem prolongamento, o vencedor teve de ser encontrado nas grandes penalidades, tendo o combinado da Palmeira vencido por 3-2, com o guarda-redes Djão a tornar-se na figura do jogo ao defender dois pênaltis.
Palmeira sucede assim os Travadores, Santo Crucifixo de Santo Antão Norte, Académica da Praia, Mindelense e Sporting da Praia, nesta prova da Federação Cabo-verdiana de Futebol, que marca o arranque da época a nível nacional.
O prémio Individual foi para Djão (Guarda-redes da Palmeira), melhor jogador.
C/Inforpress