“O Planeta Azul” é o mais novo livro de poesia de Lourenço Gomes de Pina, a ser lançado este sábado,25, enquadrado na Feira Agropecuária de Cabo Verde que arrancou ontem, nas instalações da Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, em Achada São Filipe, Praia.
Esta que é a quinta obra literária deste escritor e poeta natural da Ilha do Fogo, que reside em Santiago há vários anos, tem lançamento marcado para às 18 horas, no mesmo espaço em Achada São Filipe.
A apresentação estará a cargo de Ângela Moreno, que assina um dos prefácios desta obra de Lourenço Gomes de Pina, mais conhecido por “Goly”.
O desafio de olhar para as vidas em vias de extinção
Conforme Ângela Moreno, nesta obra Goly deixa aos leitores o desafio de olhar para as vidas em vias de extinção, uma sensibilidade para com “O Planeta Azul”.
“Ele deixa-nos o desafio de olhar para as vidas em vias de extinção, urgência que precisamos ter de voltar para o mar… fala das suas praias e baías, vidas e maravilhas que nos proporcionam muita alegria”, escreve.
Dar vida à poesia numa linguagem simples
Ainda no prefácio refere que neste livro “O Planeta Azul”, o autor, seus versos ora livre, ora liberto em rimas, tem o toque desconcertante e muito animado, jovial, que “dá vida à poesia numa linguagem simples de um poeta que fala para um povo das ilhas como nós, que vivemos rodeados de belas águas azuis do oceano atlântico”
“Há neste livro a revelação de um homem, amante da natureza, mas que expressa com facilidade, trazendo o seu contributo a um ambiente marinho natural mais belo e protegido”, sublinha.
Conhecedor das ciências da terra e da vida
Lourenço Gomes de Pina, é assim, para Angela Moreno, um técnico profissional muito conhecedor das ciências da terra e da vida, um escritor versátil, que eclodiu para “poesias e prosas” como um instrumento extraordinário de comunicação com esta geração.
O lançamento desta quinta obra literária de Lourenço Gomes de Pina está marcado para às 18 horas deste sábado, 25, nas instalações da Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, em Achada São Filipe, cidade da Praia.
Sobre o autor
Lourenço Gomes de Pina, mais conhecido por “Goly”, nasceu em Queimada Guincho, Ilha do Fogo, em 1957. A nível académico, fez os estudos primários e secundários, entre Fogo e Santiago.
Adquiriu experiências profissionais nos serviços agropecuário e construção civil. Como técnico, trabalhou nas ilhas do Fogo, Maio, Santo Antão e Santiago nos sectores agrícola, florestal e engenharia rural.
Lourenço de Pina estreou na literatura com o livro “Presente do Destino” (romance, 2018). Conta ainda com “Poemas SOU” (2021), “Tradison na Roda di Burkan” (2022) e Memórias Reveladas” (2022) e “O planeta Azul” seu mais recente livro.