A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) recebeu esta quarta-feira,22, a visita da missão da Fundação SORMAS, uma solução digital que fornece uma infra-estrutura digital abrangente para medidas oportunas de gestão e controlo de epidemias.
SORMAS vai estar em Cabo Verde até sexta-feira,24, para realização de estudo de terreno com vista a uma possível implementação do seu sistema no país.
A missão realiza-se no âmbito do programa de Reforço da vigilância digital na região da CEDEAO do Centro Regional de Vigilância e Controlo das Doenças da CEDEAO em colaboração com o Programa Regional de Apoio à Prevenção de Pandemias na Região da CEDEAO.
Visita a Santiago Norte
Em Santiago Norte, além do encontro com a PCA do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), Ludmilde de Pina, e director da Região Satitária Santiago norte (RSSN), João Baptista Semedo, a missão da Fundação SORMAS visitou o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do HRSRV e Centro de Saúde de Assomada, em Santa Catarina.
De salientar que SORMAS (Surveillance Outbreak Response Management & Analysis System) é uma solução digital líder para vigilância de epidemias em mHealth e eHealth em todo o mundo.
Da COVID-19 ao Ébola, o SORMAS fornece uma infra-estrutura digital abrangente para medidas oportunas de gestão e controlo de doenças.
Verificar rapidamente as doenças e os surtos
Com o SORMAS, as autoridades de saúde podem verificar rapidamente os casos de doenças e acompanhar os surtos, garantindo uma resposta atempada e eficaz.
Na região da CEDEAO o SORMAS está implementado na Nigéria e no Gana com perspetiva para implementação nos outros países desta região, nomeadamente Cabo Verde.