O futebolista internacional cabo-verdiano Ryan Mendes alcançou Heldon Ramos “Nhuck” no topo dos melhores marcadores de sempre da seleção nacional sénior masculina com 15 golos.
O atacante sanvicentino, um dos capitães dos Tubarões Azuis, estreou pelo conjunto nacional em 2010 e marcou o seu primeiro golo em fevereiro de 2012 contra Madagáscar, nas eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações de 2013.
De lá para cá, tem conseguido uma carreira sólida dentro das quatro linhas, incluindo ao vestir as cores de Cabo Verde.
Ontem, frente ao Etswatini, alcançou o estatuto, ao lado de Nhuck, de melhor marcador da seleção nacional, ao atingir a fasquia de 15 golos ao serviço dos tubarões azuis.
De recordar que Cabo Verde conseguiu nesta terça-feira, 21, a sua primeira vitória nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026, graças aos golos de Ryan Mendes (17’) e Jamiro Monteiro (38’), este que soma o seu terceiro golo ao serviço dos Tubarões Azuis.
Perfil
Ryan Isaac Mendes da Graça tem 33 anos e atua pela Seleção nacional de Cabo Verde desde 2010, tendo já representado o combinado nacional no Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2013, 2015 e 2021.
Atualmente, Ryan Mendes é um dos capitães da seleção nacional de futebol sénior masculino.
Ryan fez a sua estreia pela equipa principal em 11 de agosto de 2010, como substituto de Babanco aos 58 minutos, na derrota amistosa por 1 a 0 para o Senegal. Seu primeiro golo de “tubarão ao peito” foi marcado em 8 de outubro de 2011, na derrota por 2 a 1 para o Zimbábue nas eliminatórias para a Copa das Nações Africanas de 2012.
O atacante passou a maior parte de sua carreira na França, com Le Havre e Lille , e na UAE Pro League (Emirados Unidos) com Sharjah e Al-Nasr .
Também teve breves passagens pelo Campeonato da Inglaterra com o Nottingham Forest e pela Süper Lig turca com o Kayserispor .
Mendes marcou o golo da decisão em 10 de setembro de 2014, na vitória de Cabo Verde por 2 a 1 sobre a Zâmbia, na Praia, na qualificação para a Copa das Nações Africanas de 2015. Ele foi convocado para a final na Guiné Equatorial, jogando nos três empates da eliminação da fase de grupos.
Em 10 de agosto de 2023 assinou um contrato de 2 anos com o Fatih Karagümrük, clube da Süper Lig turca, onde se encontra atualmente.
C/ GAFT Sports