O coordenador do Programa de Luta Anti-vectorial na cidade da Praia avançou esta quinta-feira,22, que as zonas que tem maior número de casos suspeitos na capital do País são Calabaceira, seguido de Achada Santo António, Ponta d’água, Achada São Filipe, Achada Grande Frente e Traz. Os casos confirmados são de Achada Santo António, Palmarejo, Platô, Achada Grande Trás e Ponta d’água.
António Veiga que é também supervisor nacional do programa anti-vectorial, falava à imprensa no âmbito da campanha organizada pela Delegacia de Saúde da Praia, que arrancou hoje nas instituições, domicílios e escolas com pulverização no combate à dengue.
“As zonas que tem maior número de casos suspeitos são Calabaceira, seguido de Achada Santo António, Ponta d’água, Achada São Filipe, Achada Grande Frente e Traz”, apontou, avançando que os casos confirmados estão localizadas nas zonas de Achada Santo António, Palmarejo, Platô, Achada Grande Trás e Ponta d’água.
Zonas de maior foco
António Veiga lembrou, igualmente, que as zonas de maior foco que sempre existiram são Castelão, Várzea e Fonton. Entretanto, destacou que neste momento todas zonas são consideradas de risco.
Segundo este responsável, a campanha que está sendo realizada nos diferentes municípios tem como objetivo reforçar os mecanismos de resposta aos casos de dengue, assim como diminuir e reduzir densidade vectorial e propagação da doença.
Duas equipas de luta anti-larval no terreno
Veiga disse que durante algumas semanas vão estar no terreno duas equipas, uma de luta anti-larval e a outra de pulverização nos domicílios para reduzir esses focos dos mosquitos.
O coordenador do Programa de luta anti-vectorial informou, por outro lado, que a maior parte de foco dos mosquitos encontradas no terreno durante a campanha é dentro de casas, das instituições e escolas, sublinhando que a maior parte é devido a tanques e fossas mal vedadas, barril, bidões nas casas abertas e pneus, entre outros focos.
Cuidados redobrados
Neste aspecto, recomendou atenção à população aos locais de foco, tampando os recipientes, ter a casa e arredores sempre limpos e conservar bem a água em casa que pode proliferar ovos que produzem os mosquitos.
Na manhã de hoje, a equipa de luta anti-vectorial esteve a pulverizar a sede da Polícia Judiciária, em Achada Grande Frente, Escola Miraflores e habitações na zona de Pensamento.
Uma outra equipa esteve hoje reunida para uma ação de formação destinada aos militares no quartel de Achada Limpo.
Estratégias
Nesta tarde, a delegada de Saúde da Praia encontra-se reunida com a Comissão Municipal de Saúde e outros parceiros para acertarem as estratégias para organização de uma campanha de limpeza e eliminação dos focos de mosquitos na capital do país.
Últimos dados avançados pelas autoridades nacionais de saúde apontam a existência de sete casos confirmados de dengue a nível nacional e 58 casos suspeitos, incluindo uma morte em Santa Cruz que pode estar relacionada.
C/Inforpress