PUB

Santiago

Praia: Lançado projeto sobre acervo do uso oral da língua portuguesa na CPLP 

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) iniciaram, na cidade da Praia, a fase piloto do projeto “Corpus oral do Português na CPLP” com o objectivo de constituir um acervo sincrónico, abrangente e coeso do uso oral da língua portuguesa na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com o IILP e CLUP, o projeto reunirá universidades, cátedras, centros de linguística e centros de língua portuguesa, docentes, investigadores e estudantes da área da linguística, em todos os países da CPLP que culminará com um acervo com dados recolhidos em todos os países.

Da fase piloto, ora iniciada na cidade da Praia, já foi realizada a formação inicial dos entrevistadores, operação que será levada a cabo em cada um dos países.

A recolha dos dados em Cabo Verde será feita no mês de dezembro.

Segue-se Timor Leste

Timor-Leste será o ponto seguinte do projeto, que, segundo o IILP, irá desenrolar ao longo de 2024 nos restantes países e culminará na disposição, em regime aberto, nas plataformas das duas instituições, do corpus reunido.

Segundo a mesma fonte, o projeto proporcionará uma visão ampla e atualizada sobre modos de utilização oral da língua portuguesa.

“O número significativo de horas de gravação que está previsto (a ultrapassar a centena) e as respetivas transcrições contribuirão, de forma significativa, para o desenvolvimento de diversos tipos de estudo (sobre variação, frequências e estruturas discursivas, entre outros), concorrendo ainda para a formação de jovens investigadores nas instituições envolvidas nos vários países” realça ainda.

Em Cabo Verde o projeto tem a colaboração da Cátedra Eugénio Tavares e do Centro de Língua Portuguesa do Camões I.P. na Universidade de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top