João Lopes Filho será condecorado hoje, 21, pelo Governo, com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Cultural, em reconhecimento ao seu “excecional contributo” para a afirmação e expansão da cultura cabo-verdiana. A cerimónia terá lugar no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, na Várzea, às 16h30.
João Lopes Filho nasceu em 1943 na cidade da Ribeira da Brava, ilha de São Nicolau, é fundador e presidente da Fundação João Lopes, dedicada à cultura, ciência e arte, é também membro fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras, da Academia de Ciências e Humanidades de Cabo Verde, da Sociedade Cabo-verdiana de Autores e do Pen Club de Cabo Verde.
O homenageado é também professor universitário, antropólogo, etnólogo, historiador e romancista além de ser reconhecido como o principal investigador de Antropologia e Etnologia no país e um dos investigadores mais premiados de Cabo Verde.
Mais de quatro décadas de carreira
João Lopes Filho tem uma carreira literária de mais de quatro décadas tendo já publicado mais de trinta títulos em ensaios, crónicas e ficção, focando-se principalmente em temas cabo-verdianos.
Os trabalhos de Lopes Filho são utilizados como manuais no ensino superior e escreveu cerca de duzentos artigos científicos em revistas e jornais.
Os seus textos são frequentemente incluídos em antologias e coletâneas internacionais.
A cerimónia de condecoração será presidida pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva.