A seleção nacional de futebol venceu a congénere Etswatini por 2-0, na tarde desta terça-feira. A partida, que decorreu no Estádio Mbombela, na África do Sul, após forte tempestade, resultou na soma de mais três pontos para os tubarões azuis.
Os dois golos da partida foram apontados no primeiro tempo. Ryan Mendes fez o primeiro golo aos 15 minutos de jogo e Jamiro Monteiro apontou o segundo golo aos 37 minutos da partida.
Esta é a primeira vitória de Cabo Verde na qualificação para o mundial de futebol 2026, depois de ter empatado a zero, em casa, com a seleção de Angola.
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis seleções (grupo de A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se, automaticamente, para o Mundial 2026.
Final four
Os quatro melhores segundos vão disputar uma final-four onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para dez o número de países africanos no Mundial.
A fase final do Mundial 2026 vai ser disputada de 08 de Junho a 19 de Julho de 2026 no Canadá, Estados Unidos da América e México, e contará, pela primeira vez, com 48 seleções, sendo nove do continente africano, um aumento de mais quatro seleções em relação ao último mundial.