PUB

Desporto

Kitesurfista italo-cabo-verdiano Airton Cozzolino sagra-se campeão do mundo no Brasil

O kitesurfista italo-cabo-verdiano, Airton Cozzolino, sagrou-se, esta Sexta-feira, campeão do mundo de kitesurf. Cozzolino, que voltou a competir pela Itália, bateu o também cabo-verdiano Matchú Lopes, que representa a Espanha, numa renhida final disputada, no Taiba, Brasil.

Airton Cozzolino levou a melhor nessa final ao somar 3510 pontos, contra 3190 de Matchú Lopes, sendo que no momento da consagração o novo campeão do mundo levantou as bandeias de Cabo Verde e da Itália.

Já Hendrick Lopes, também velejador cabo-verdiano, terminou o mundial na sétima posição.

Já galardoado, Airton Cozzolino mostrou-se emocionado com a reconquista do título mundial, alegando ser fruto de muito trabalho durante o ano todo e que sempre sonhou com este momento.

O Mundial de kitesurf’2023 começou a ser disputado na praia de Ponta Preta em Março do corrente ano pela “GKA Kitesurf World Cup Cabo Verde”, com a realização do I circuito mundial que teve continuidades em outras etapas como Rio de Janeiro (Brasil, de 01 a 09 Agosto), Sylt (Alemanha, de 22 a 27 Agosto), Dakhla (Marrocos, de 26 de Setembro a 01 Outubro) e Taiba (Brasil, de 08 a 12 Novembro).

Outros títulos de Airton Cozzolino

Recorde-se que em 2021, Airton Cozzolino foi vice-campeão do Mundo ao vencer a última etapa do Circuito Mundial de Kitesurf realizado em Dakhla (Marrocos), conquistando assim o segundo lugar da classificação geral do circuito.

Antes, em 2019, Airton Cozzolino, sagrara-se tri-campeão mundial do circuito GKA 2019, cuja prova da última etapa decorreu também no Brasil, desta feita em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Na ocasião, Cabo Verde também esteve representado pelos kitesurfistas, Airton Cozzolino e Mitu Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top