Cabo Verde irá receber, de 15 a 17 de novembro, na cidade da Praia, a 8ª edição da Assembleia Geral do Comité Comunitário da CEDEAO para a Metrologia (ECOMET). O objectivo principal desta oitava edição é de fazer o balanço do programa findo e a discussão de um novo programa de cooperação entre o Instituto Alemão de Metrologia (PTB) e a CEDEAO para o período de 2023 a 2026. É a primeira vez que um país lusófono recebe a Assembleia Geral da ECOMET.
Participarão do evento uma delegação composta por representantes dos 15 estados-membros da CEDEAO na ECOMET, bem como os cinco Presidentes das subcomissões técnicas da ECOMET e representantes de instituições parceiras como a UNIDO, além de consultores regionais para a Metrologia.
Segundo nota de imprensa, a Assembleia Geral será uma “oportunidade única” para a partilha de conhecimento, experiências e a definição de diretrizes comuns para o aprimoramento da metrologia na região.
Agenda
Durante a sua estadia, a Delegação aproveitará para conhecer instituições relevantes para a Metrologia em Cabo Verde, nomeadamente o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) e o CERMI. Visitarão, ainda, a Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).
O ato de abertura será presidido por um representante do Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde e contará ainda com a presença do Diretor da Indústria da CEDEAO e do Coordenador do Programa Regional da Metrologia implementado pelo PTB/ CEDEAO.
O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), enquanto instituição que representa Cabo Verde na ECOMET, é o parceiro local para a organização do evento.