A EMPROFAC assinala, nesta terça-feira, 14, o Dia Mundial da Diabetes no Mindelo e na cidade da Praia. As atividades englobam rastreio de glicemia, hipertensão arterial e aula de ginástica para o público em geral.
No Mindelo, a EMPROFAC assinala o dia na Praça Dom Luís, das 15h00 às 18h00 com rastreios gratuitos de glicemia, hipertensão e aulas de ginástica (zumba e aeróbica) para o público geral.
Já na Praia, as atividades decorrem nas instalações da EMPROFAC, em Tira Chapéu, das 9h00 às 12h30, com rastreios gratuitos de glicemia, hipertensão e aconselhamento nutricional direcionado a todos os colaboradores das empresas vizinhas da zona industrial de Tira Chapéu, assente na política de responsabilidade social da empresa.
Problema de saúde pública
A Diabetes é uma doença que tem se tornado um dos principais problemas de saúde pública. O número de casos e perdas humanas devido a complicações associadas a esta doença tem aumentado de ano para ano. Em Cabo Verde, 3,7% da população vive com diabetes, segundo o II inquérito sobre as doenças não transmissíveis no país.
Estes dados têm chamado atenção para a necessidade de educar, cada vez mais, a população, chamar a atenção para os fatores de risco, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física.