A primeira edição do SiKaBaDu (SKBD) Summit, uma iniciativa do Governo cabo-verdiano, que pretende conectar a ecossistema digital de Cabo Verde com a diáspora cabo-verdiana, acontece a 15 de novembro na Sociedade de Geografia de Lisboa, Portugal, a partir das 14h30.
Outro objectivo do programa SiKaBaDu é de atrair e reter talento para Cabo Verde com vista a atrair investimentos internacionais para o sector das tecnologias.
Segundo nota de imprensa, o programa está alicerçado em três componentes, o SikaBadu Incentives, que procura criar condições financeiras e fiscais, por forma a atrair o investimento da diáspora para Cabo Verde, com foco em negócios de base tecnológica, o Sikabadu Talk, um podcast mensal visando promover o programa SIKABADU, e criar um espaço de diálogo com a diáspora cabo-verdiana.
A terceira componente é o Sikabadu Summit, uma cimeira, feita em países com forte presença cabo-verdiana com palestras, exposição e networking entre mentores, investidores e startups residentes tanto no país como na diáspora.
Ilhas tecnológicas
A 1º edição do SKBD Summit quer trazer, segundo o Governo, a visão de Cabo Verde como “ilhas tecnológicas”, assegurando que a diáspora assuma o seu papel de espinha dorsal neste “momentum histórico do país”.
O summit pretende, de acordo com a mesma fonte, explorar este “modo como Cabo Verde se posiciona para liderar a revolução digital na região, unindo tradição e inovação”.
Link para registo e participação https://lu.ma/w6eoi2tb.