O selecionador nacional, Bubista, apresentou hoje, na cidade da Praia, a lista dos convocados para as primeiras jornadas de qualificação para o mundial de futebol de 2026. O primeiro jogo acontece dia 16 frente a seleção de Angola.
Entre os convocados, Bubista destacou o facto de ter chamado quatro guarda-redes já que Bruno Varela (Guimarães – Portugal) ainda não tem a autorização da FIFA para atuar em jogos oficiais.
“É um jogador que vai ser importante no futuro da seleção de Cabo Verde pela sua qualidade e experiência, sendo o capitão da sua equipa”, notou o selecionador nacional, esperando que a autorização da entidade máxima do futebol saia a tempo para que Bruno Varela esteja disponível para estes dois jogos.
Nota ainda para as ausências de Gilson Benchimol, Duk, Clé e Jovane Cabral, para o regresso de Delmiro Nascimento e a continuidade de Hélio Varela, que estreará na convocatória para os amistosos com a Argélia e Comores.
Estreia dia 16 Novembro
Cabo Verde estreia-se na quinta-feira, 16, às 18:00, diante de Angola, no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, em partida a contar para a primeira jornada do grupo D.
De acordo com o calendário da FIFA, Cabo Verde volta a jogar cinco dias depois, no dia 21, com a congénere da Eswatini, antiga Suazilândia, em jogo da jornada, a ser disputado no Estádio Mbombela (Nelspruit, África do Sul) às 15:00 (12:00 em CV)
Relativamente às perspectivas neste grupo de apuramento, onde estão inseridas as similares dos Camarões, Angola, Líbia, Etswatini e ilhas Maurícias, Bubista disse que Cabo Verde tem condições para sonhar e lutar para a qualificação.
Durante a conferência de imprensa Bubista classificou de “especial” este jogo com a Angola, por ser um país onde atuou como jogador e treinador.
Lista dos convocados
Guarda-redes: Josimar Dias ‘Vozinha’ – (AS Trencin – Eslováquia), Marcio da Rosa – (Anadia FC -Portugal), Dylan Silva (Sintrense – Portugal) e Bruno Varela (Guimarães – Portugal).
Defesas: Roberto Lopes ‘Pico’ (Shamrock Rovers – Irlanda), Diney Borges (Al Bataeh – EAU), Dylan Costa (Toulouse – França) João Correia (Desp. Chaves -Portugal), Steven Moreira (Columbus -EUA), Delmiro Nascimento (AEZ Zakakiou – Chipre).
Médios:Jamiro Monteiro (Dj Earthquakes- EUA), Kenny Rocha (AEZ Zakakiou- Belgica) Deroy Duarte (Fortuna Sittard -.Países Baixos), Carlos Fernandes ‘Cuca’ – (União de Leiria – Portugal), Leandro Andrade – (Qarabag – Azerbaijão), Patrick Andrade ( Qarabag – Azerbaijão) e João Paulo Fernandes ( Sheriff – Moldávia).
Avançados: Ryan Mendes (Karagumruk – Turquia), Garry Rodrigues (Ankaragucu – Turquia), Willy Semedo (Omonia – Chipre), Tiago Correia ‘Bebé’ (Rayo Vallecano – Espanha), Bryan Teixeira (Sturm Graz – Áustria) e Hélio Varela (Portimonense – Portugal)
c/Inforpress