O Campeonato Regional de Futebol na região Santiago Sul está suspenso devido a falta de condições mínimas no Estádio da Várzea. O Estádio corre risco de colapso, colocando em risco os frequentadores, segundo o presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, Mário Avelino.
O Estádio mais antigo de Santiago está em péssimas condições. Mesmo apesar das recomendações do Laboratório de Engenharia Civil, decorria nesta infraestrutura competições desportivas. Para esta época, a ARFSS decidiu suspender o campeonato regional e não aceitar a falta de condições para treinos e competições.
“A posição dos clubes e da associação é a suspensão do campeonato regional, porque a segurança das pessoas está em primeiro lugar, até que sejam criadas as condições mínimas no Estádio da Várzea ou outras alternativas criadas pelo IDJ, com a disponibilização do Estádio Nacional”, precisou Mário Avelino.
Relatório alerta para risco de colapso
O responsável associativo esclareceu, no entanto, que a situação do Estádio da Várzea “não é de hoje e nem de ontem”, lembrando que há um relatório do Laboratório de Engenharia Civil (LEC), de Março de 2021, que alertava para a situação de colapso iminente daquela infraestrutura.
Segundo Mário Avelino, a ARFSS tem realizado, nos últimos dois anos, campeonato mesmo sabendo dos relatórios do LEC e da câmara municipal, e que esta posição de suspender o campeonato não se trata de uma “pressão” às autoridades para uma intervenção no Estádio da Várzea.
Estádio Nacional como alternativa
O Estádio Nacional é apontado como uma alternativa à situação, mas neste caso, reivindicou Mário Avelino, o IDJ ou a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) teriam que garantir toda a logística e os custos de deslocação ao Estádio Nacional, situado em Achada São Filipe, zona Norte da cidade da Praia.
Outra alternativa, apontou, seria a colocação de bancadas amovíveis, considerando, contudo, que Santiago Sul não pode ficar sem campeonato.