PUB

Desporto

Basquetebol: Jogador internacional cabo-verdiano Betinho denuncia insultos racistas no Porto – Benfica

O jogador internacional cabo-verdiano Betinho (João Gomes), que actua no Benfica de Portugal, denunciou insultos racistas ocorridos no sábado passado, no jogo Porto – Benfica que aconteceu no pavilhão Dragão Arena. Segundo o mesmo, as ofensas aconteceram durante o aquecimento, antes do início da partida, e vieram de adeptos sentados atrás do banco de jogadores do FC Porto.

O basquetebolista cabo-verdiano utilizou as redes sociais para mostrar o seu repúdio aos actos racistas que sofreu antes do início do clássico e diz-se “profundamente arrependido” de não ter agido contra os insultos pois, na altura, só pensava “que tinha um jogo para ganhar”.

“Estávamos a meio do aquecimento antes de começar o jogo, faltavam cerca de 11 minutos mais ou menos, decidi ir ao balneário e, no caminho, exatamente atrás do banco de jogadores do FC Porto, um adepto grita: ‘Preto de m****, vai para a tua terra’. Não liguei, continuei o meu caminho, ao sair do balneário voltei a passar pelo mesmo sítio e voltaram a gritar: ‘Preto de m****, vai para a tua terra’. Voltei a ignorar e continuei para o campo para aquecer com os meus colegas”, descreveu Betinho.

“Não há lugar para o racismo nos pavilhões e em lado nenhum”

O internacional por Cabo Verde, de 38 anos continua e explica que, na altura, achou que foi a melhor decisão porque tinha um jogo para ganhar.

“Decisão da qual me arrependo profundamente, porque deveria ter confrontado as pessoas que disseram aquilo, porque o jogo não é mais importante que esta situação que tem que acabar de uma vez por todas”.

Betinho terminou o post a afirmar que não deveria haver lugar para o racismo nos pavilhões e “em lugar nenhum” e diz esperar que a equipa do FC Porto identifique essas pessoas e possa bani-los dos pavilhões e estádios.

Neste aspecto, Betinho sublinhou que a “federação também tem um papel importante nisso tudo”.

Apuramento dos factos

Em comunicado, a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) dá conta da instauração de “um processo de contraordenação para apuramento dos factos” em torno do jogo no Dragão Arena.

O jogo terminou com o placar de 79-62 a favor da equipa portista, em jogo a contar para a quarta jornada da primeira liga portuguesa de basquetebol.

C/ CrioloSports

PUB

PUB

PUB

To Top