PUB

Mundo

Tanzânia: BAD apoia pequenas empresas hortícolas com uma subvenção de 2,5 milhões de dólares

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou uma subvenção de 2,5 milhões de dólares para apoiar cerca de 10 mil pequenas empresas hortícolas na Tanzânia. Os fundos, aprovados a 19 de outubro de 2023, vêm do Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar, que apoia os prestadores de serviços do sistema alimentar nas zonas rurais.

O programa visa aumentar a produção e a comercialização de produtos hortícolas para atenuar os efeitos da pandemia de COVID-19.

Inclui a promoção de técnicas agrícolas e agroecológicas sustentáveis e inteligentes do ponto de vista climático e estratégias de gestão da biodiversidade e das paisagens. O programa irá impulsionar a produção, os serviços de consultoria climática e a gestão pós-colheita.

O regime será aplicado em quatro regiões: o distrito rural de Morogoro, o distrito de Mvomero na região de Morogoro, o distrito de Wanging’ombe na região de Njombe e os distritos de Kaskazini “A” e “B” em Unguja, Zanzibar.

Projeto inclui construção de instalações para armazenamento 

O projeto visa cinco cadeias de valor: especiarias como o cravinho, a canela, o gengibre, a pimenta preta e o alho; tomates; ervilhas; feijão verde e batatas.

Outras componentes incluem a construção de, pelo menos, cinco instalações resistentes ao clima para triagem, classificação, embalagem a granel, acondicionamento e armazenamento para reduzir as perdas pós-colheita. Será criada uma unidade de transformação de especiarias polivalente e resistente às alterações climáticas no distrito de Morogoro, na parte oriental do país, para transformar especiarias destinadas aos mercados local e regional.

O projeto permitirá aos pequenos operadores da Tanzânia melhorar a eficiência das suas atividades agrícolas, aumentando substancialmente o volume e a qualidade dos produtos por unidade de superfície.

A longo prazo, estes benefícios deverão ter um impacto significativo noutros agricultores, o que deverá ajudar mais comunidades agrícolas e o país no seu conjunto.

C/ African Development Bank Group (AfDB

PUB

PUB

PUB

To Top