O antigo jogador e treinador de basquetebol, Mário “Xinó” Vieira faleceu na manhã de ontem, vítima de doença prolongada. O funeral foi realizado na tarde de ontem, domingo. Xinó será sempre recordado como um dos impulsionadores da prática desta modalidade no país.
Mário Vieira, mais conhecido por Mário Xinó é lembrado como um dos melhores jogadores e impulsionadores do basquetebol em Cabo Verde numa altura em que a prática da modalidade ainda era incipiente no país.
Nas redes sociais multiplicam-se as homenagens àquele que foi uma verdadeira referência para muitos atletas.
“Mário Xinó foi um dos melhores jogadores de basquetebol de Cabo Verde. A equipa do Bairro (Craveiro Lopes) e o basquetebol cabo-verdiano estão de luto. Pêsames a toda a família” escreveu um internauta.
Homenageado pelo Bairro
Em maio de 2018, Mário Xinó foi homenageado pela equipa de basquetebol do Bairro Craveiro Lopes, uma distinção que, na altura, e segundo o próprio Mário Xinó o deixou “sem palavras” pelo reconhecimento que lhe foi dado. Na ocasião afirmou que isso o dava “ânimo e força para continuar a caminhada de ensinar ao mais novos a arte do basquetebol”.
Nos últimos anos Mário Xinó vinha desenvolvendo um trabalho a nível das formações de base, ensinando e orientando jovens e crianças na prática do basquetebol.
“Não o vi a jogar mas o vi a ajudar”, são palavras de Khalo Rodrigues que utilizou as redes sociais para demonstrar o seu apreço a Mário Xinó.
“Conheci-o na melhor fase da vida dele, que foi quando decidiu utilizar todo o aprendizado de uma vida para transformar e melhorar a vida de crianças e adolescentes através do desporto, principalmente as meninas. Ele foi um mentor para muitos jovens” afirmou ainda.
Mário Xinó conquistou assim o seu espaço para a história do basquetebol nacional.
Tiago Ribeiro