Lisandro Cuxi arrecadou o prémio de Melhor Artista da África Lusófona no Trace Awards 2023, numa cerimónia que aconteceu na noite deste sábado, 21, em Kigali, Ruanda. Nas redes sociais o artista agradeceu a Cabo Verde e à irmã, a quem se declarou: “Soraia Ramos – Eu te amo!”. Soraia Ramos estava inclusivamente nomeada na mesma categoria que o irmão.
“Conseguimos família! É tudo graças a você!! Sem você eu não sou nada… Amo-te para sempre. Em fazel pa nha povo!!! Obrigado Cabo Verde! Muito obrigado a toda a minha equipa!”, escreveu o artista, residente em França.
Conforme avança a Inforpress, juntamente com Cutxi, na categoria de Melhor Artista da África Lusófona, estavam nomeados Plutónio (Moçambique), a irmã Soraia Ramos, Gerilson Insrael (Angola) e Pérola (Angola).
Soraia Ramos também estava nomeada para o prémio Canção do Ano com “BKBN”, que foi arrebatado por Rema da Nigéria com o hit mundial, “Calm Down”.
Soraia Ramos, residente em Portugal, também estava nomeada para Melhor Artista Feminino, ao lado de Ayra Starr (Nigéria), Josey (Costa do Marfim), Nadia Mukami (Quénia), Tiwa Savage (Nigéria) e a vencedora Viviane Chidid (Senegal).
Danni Gato também nomeado
De Cabo Verde, estava ainda nomeado o DJ – Danni Gato, que concorreu com DJ BDK (Costa do Marfim), DJ Illans (França), DJ Spinall (Nigéria), Tio Waffles (Suazilândia) e com o vencedor Michael Brun (Haiti).
Nesta primeira edição do Trace Awards 2023, tiveram 22 categorias e mais de 150 artistas indicados na cerimónia de premiação.
O disco do ano foi entregue ao nigeriano Burna Boy com “Love Damini”.
O Trace Awards é uma nova premiação criada pela Trace, uma plataforma global de televisão e multimídia, com o objectivo de reconhecer músicos africanos e de influência afro da África e das diásporas africanas.
C/Inforpress