A cidade da Praia acolhe a partir desta quinta-feira,19, até domingo, 22, o 11o Encontro de Escritores da Língua Portuguesa (EELP). A edição 2023 tem por lema “Língua Portuguesa, Expressão de Liberdade, Democracia e Desenvolvimento Municipal” e vai homenagear Amílcar Cabral e David Hopffer Almada.
Àsemelhança dos anos anteriores, o XI EELP reúne, na cidade da Praia, escritores e investigadores de todos os países da lusofonia, uma iniciativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal da Praia (CMP), com parceria da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) e da Sociedade Cabo-verddiana de Autores (SOCA).
De Cabo Verde estão confirmados para as mesas redondas, nomes como Vera Duarte, Fátima Fernandes, Odair Varela, José Maria Semedo, Lúcia Cardoso e José António dos Reis.
A nível internacional participam José Pedro Castanheira (Portugal), Domício Proença Filho (Brasil), Amadú Dafé (Guiné-Bissau), Sheila Khan (Moçambique), Jacques dos Santos (Angola), Pires Laranjeira (Portugal) e Olinda Beja (São Tomé e Príncipe).
Em comunicado, a Câmara Municipal da Praia avançou que, à semelhança dos anos anteriores, esta edição do EELP irá colocar à reflexão os temas “Literatura, Inclusão e Desenvolvimento Cultural” e “Literatura, Democracia e Municipalismo”.
Homenagens
Durante este XI EELP, o sexto a acontecer em Cabo Verde, serão homenageados o líder histórico da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, Amílcar Cabral, e o escritor, advogado e político, David Hopffer Almada.
A homenagem a Amílcar Cabral vai materializar-se, segundo a organização, com uma Mesa Redonda, alusiva ao centenário do seu nascimento, versando sobre a “Atualidade do pensamento de Amílcar Cabral e a Defesa da Identidade e da Cultura Nacional”.
À margem do encontro, que acontece de 19 a 22 de Outubro, estão programadas uma noite de música e poesia, Feiras do Livro e visitas de trabalho aos municípios do Tarrafal e da Ribeira Grande de Santiago.
A Cerimónia de Abertura nesta quinta-feira,19, será presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, num acto a decorrer a partir das 14h30, na Biblioteca Nacional.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 842, de 19 de Outubro de 2023