PUB

Cultura

Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebrado um pouco por todo o país

Assinala-se hoje, 18 de Outubro, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, este ano,  sob o lema “Somos Cultura”. A efeméride está a ser celebrada a nível nacional com diversas actividades, incluindo o reconhecimento do Governo aos “grandes” nomes da cultura-cabo-verdiana. No entanto, o acto central das comemorações acontece em Lisboa, no Centro Cultural de Cabo Verde, longe da terra de Eugénio Tavares. 

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades 2023 está a ser hoje assinalado sob o lema “Somos Cultura”, efeméride para homenagear e relembrar o patrono da cultura cabo-verdiana, o poeta, escritor e jornalista Eugénio Tavares.

Actividades culturais, com música, poesia, teatro, exposições de livros, entre outras, estão em agenda um pouco por todos os municípios do país, organizadas pelas câmaras municipais em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas(MCIC).

Concerto com músicas tradicionais na Praça Eugénio Tavares

Na Brava, ilha natal de Eugénio Tavares, está a decorrer “Outubro mês da Cultura – Brava 2023” com um conjunto de actividades culturais.

Para hoje, Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, está previsto um concerto com músicas tradicionais, às 19 horas na Praça Eugénio Tavares.

Em São Filipe, na ilha do Fogo, das acções programadas, destaca-se um sarau cultural “Palco aberto”, de música, com os artistas locais, e ainda dança com o grupo “Kel bez es bez”, oficina criativa das artes e degustação de pratos tradicionais de Cabo Verde e do Senegal, Guiné Bissau e China. Eventos que terão como palco o remodelado Centro Cultural Armand Montrond.

Debates sobre diversos temas ligados à cultura

No município de Tarrafal de Santiago acontecem, hoje, debates sobre diversos temas ligados à cultura, com a participação de várias entidades culturais do município e não só, estudantes e toda a sociedade civil, no Mercado de Artesanato e Cultura.

Na ilha de São Vicente está prevista uma performance artística na Escola Secundária José Augusto Pinto, iniciativa  da Associação Sodad Arteatro Escola.

À noite acontece uma serenata pelas ruas do Mindelo, com concentração a partir do Centro Cultural do Mindelo, às 19 horas, até o Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD).

Artes plásticas e serenatas no Sal

Por sua vez, na ilha do Sal, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades vai ser assinalado com artes plásticas de artistas salenses, nomeadamente Randy Pinto, Ivanilson Andrade, Yasmine Soares, Kriola Dreams e Dedé Monteiro.

As obras vão estar patentes no Hall de entrada da Câmara Municipal do Sal, durante quatro dias, de 16 a 20, das 8 às 16 horas.

Decorre ainda, na noite de hoje, a habitual “Serenata Cabo Verde” às 19 horas, nas duas cidades salenses.

Acto central em Lisboa

Recorde-se que este ano, o acto central das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades 2023 tem lugar no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, longe da terra de Eugénio Tavares, embora cada município tenha a sua agenda de celebração.

Citado pela Inforpress, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas justifica a escolha do lema deste ano com o facto de se estar a “exaltar a cultura cabo-verdiana no país e na diáspora”.

Isto, também para reconhecer a importância da comunidade, “homenageando aqueles que mesmo partindo rumo a outros destinos sempre têm na ‘terra Cabo Verde’ a sua casa, dando o máximo contributo e continuando a manifestar a sua cultura lá fora, vincando nas futuras gerações o ser cabo-verdiano”.

“Reconhecimento simbólico de Lisboa”

Abraão Vicente, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) justificou que a escolha da maior cidade portuguesa para o acto central das comemorações do Dia Nacional da Cultura, é um “reconhecimento simbólico de Lisboa” que ocupou sempre uma certa centralidade naquilo que é a produção artística e cultural em Cabo Verde.

Sendo assim, o ponto alto das celebrações do dia 18 Outubro será marcado com uma manifestação cultural em Lisboa, com música, exposição, atribuição de medalhas de mérito para figuras e associações que “tem estado a contribuir para que a nossa cultura tenha sempre presença lá onde está”.

Os galardoados

São seis os artistas que o Governo de Cabo Verde vai galardoar, com Medalha de Mérito Cultural 1º Grau e 24 artistas com Medalha de Mérito Cultural 2º Grau.

Entre os nomes constam, “Katchás”, Orlando Pantera, César Lélis, Jorge Martins, Olga Fortes, Dany Silva, “Duka”, “Princezito”, Carlota Alves, Constantino Cardoso, “Dino D’Santiago”, “Dani Mariano”, Hernani Almeida, “Kaku Alves”, Luís Filipe Lima, “Tcheka”, “Lura”, Mayra Andrade, “Tchenta”.

Fora da música, serão galardoados: Elisabeth Gonçalves, “Tikai”, Sabino Baessa, Zenaida Alfama,  “Avé”, “Bety Fernandes”, “Mano Preto”, Rosy Timas Tavares e Gustavo Duarte.

Sobre a efeméride 

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades foi instituído em Outubro de 2005, com o intuito de celebrar tanto a cultura cabo-verdiana, como as suas comunidades.

A data homenageia o dia de nascimento de um dos maiores literatos da história de Cabo Verde, o poeta Eugénio de Paula Tavares, falecido aos 63 anos na Vila Nova Sintra, ilha Brava, em 1o de junho de 1930.

PUB

PUB

PUB

To Top