Faleceu, aos 51 anos, Sérgio Sequeira, antigo Presidente do Conselho de Administração da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, (EHTCV) cargo que exerceu entre 2016 e 2022. Recentemente tinha sido inclusive nomeado adjunto de Direção do Tarrafal Alfândega Suites, do Grupo Oásis, no Tarrafal de Santiago. Sérgio Sequeira será lembrado como um grande entusiasta e activista em prol do Turismo em Cabo Verde, onde sempre vinha defendendo a aposta na qualificação dos recursos humanos. Nas redes sociais são inúmeras as mensagens de pesar.
A notícia do seu falecimento, na Praia, apanhou familiares e amigos de surpresa e foi confirmada hoje pelo primo Alberto Mello (Beta) nas redes sociais. Ao que A NAÇÃO online pode apurar, Sérgio Sequeira terá sido vítima de AVC.
“Em nome da minha família Mello Lima agradecemos profundamente pelas palavras de condolências e pelo apoio nesse momento difícil. A perda do meu primo, Sérgio Sequeira, é uma notícia muito triste e dolorosa para nossa família. (…) Certamente, esse é um momento de grande tristeza para todos nós, mas esperamos encontrar conforto nos bons momentos compartilhados com Sérgio Sequeira e nas lembranças preciosas que guardamos dele”, escreveu.
Sérgio Sequeira era filho de Ester e Osvaldo Sequeira, antigo administrador do Banco de Cabo Verde.
Também, a EHTCV, já emitiu uma nota de pesar dando conta da “irreparável perda” que simboliza o passamento do seu antigo PCA, avançando que a escola “está de luto”.
Perfil
Formado em Direção Hoteleira no INESP e com formação em Cozinha e Pastelaria no Cordon Bleu Paris, em França, Sérgio Sequeira começou a sua carreira em Portugal, tendo já passado pela Bélgica e Cabo Verde.
Com uma larga experiência na área, antes de regressar a Cabo Verde, passou por vários restaurantes em Lisboa e em
Bruxelas, até ter assumido a Presidência do Conselho de Administração da Escola de Hotelaria e Turismo da Praia, em Cabo Verde, em 2016, até ao final do ano passado.
Na EHTCV foi sempre um entusiasta e activista da necessidade da melhor capacitação dos recursos humanos do Turismo, como factor diferencial para a competitividade do turismo cabo-verdiano. Inclusive sempre foi um defensor da necessidade de uma extensão da escola na maior ilha turística do país, tendo sido criado em Março de 2018, o Núcleo da Escola de Hotelaria e Turismo no Sal, com cursos de cozinha, pastelaria, restaurante e bar.
“Pessoa de fino trato”
Pessoa tida como de fino trato entre os amigos, depois de quase 7 anos à frente da EHTCV, Sérgio Sequeira abraçou novos desafios e foi nomeado, recentemente, adjunto de Direção do Tarrafal Alfândega Suites, do Grupo Oásis, no Tarrafal de Santiago.
Na altura, num comunicado dessa cadeia hoteleira, Sérgio Sequeira tinha referido que a sua entrada entrada para um grupo hoteleiro como o Oásis Atlântico fez parte do percurso profissional que idealizou ao escolher regressar a Cabo Verde há 7 anos atrás.
“O meu foco tem sido, além de contextualizar a imagem do Grupo no país, o aprimoramento da qualidade dos serviços, bem como a implementação de métodos para proporcionar experiências autênticas aos nossos hóspedes.”
Também Ana Abade, administradora executiva do Grupo Oásis destacou, na ocasião, que Sérgio Sequeira entrou na equipa num momento “crucial” para o Tarrafal Alfândega Suites.
“Vem reforçar a nossa equipa da Ilha de Santiago, para fazermos face aos desafios que temos neste momento, num empreendimento que tem um conceito diferenciador e no qual queremos apostar”, afirmou.
Nas redes sociais multiplicam-se as mensagens de pesar, numa altura em que a morte de Sérgio Sequeira apanhou familiares e amigos de surpresa.