O escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Cabo Verde promove, hoje, Segunda-feira, 16, e amanhã, 17 de Outubro, na Cidade da Praia, uma sessão de formação sobre a “Governança da migração laboral e recrutamento ético”. A iniciativa é destinada a instituições governamentais.
Durante a formação, cerca de 25 participantes das instituições governamentais terão a oportunidade de debater questões relacionadas à governança da migração laboral e compreender melhor o conceito de recrutamento Ético e a norma global IRIS, desenvolvida pela OIM e por uma coligação de parceiros.
O objectivo desta norma, segundo a OIM, é operacionalizar os quadros internacionais já existentes em matéria de recrutamento internacional e promover uma melhor compreensão desta questão, por parte das diferentes partes interessadas, contribuindo para a proteção dos migrantes e a prevenção ou minimização dos riscos a que estão expostos.
O ato de abertura da formação terá lugar no dia 16, pelas 08h30, presidida pela Representante da Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM).
O projeto da Agência das Nações Unidas para as Migrações “África Ocidental e Central: Resposta às necessidades de proteção das pessoas em movimento na rota mediterrânea central” foi concebido com o objetivo de abordar as necessidades de reforço da proteção multissectorial dos migrantes na África Ocidental e Central.
Isto, através da formulação e implementação de políticas abrangentes e informadas ao nível da Governação e do desenvolvimento de mecanismos eficazes que assegurem uma melhor gestão da migração e respostas coerentes ao nível da gestão.