A Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde promove um ciclo de atividades para comemorar o mês da arquitetura e urbanismo focado em contribuir para a eliminação das grandes lacunas existentes na realização em obra dos projetos de arquitetura. O ciclo decorre de 13 de outubro a 12 de novembro.
Segundo a ordem existe uma constatação “quase generalizada” de que em Cabo Verde existem grandes lacunas na realização em obra dos projetos de arquitetura o que, segundo a mesma fonte, limita o trabalho “de muitos ao anteprojeto ou projeto de licenciamento”.
Esta sexta-feira, 13 de outubro, às 16h30, no hotel Praia-mar, na cidade da Praia, realiza-se um debate, dividido em quatro temas, Regras para a instalação de infraestruturas de telecomunicações em edifícios e urbanizações – ITED/ITUR, Energias Renováveis, Instalações de Gás e Eletricidade no Edifício.
Os oradores serão colaboradores de entidades desses setores, respetivamente ARME, CERMI, Vivo Energy e Electra.
Formação sobre fotografia de arquitetura, palestras e jornada técnica
Já no dia 17, começa na cidade da Praia uma formação sobre a fotografia de arquitetura, em parceria com a MEIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, cujo objetivo será aprimorar as “capacidades de observação, registo e divulgação das obras e dos seus processos de construção”.
Para o dia 21 está agendada uma palestra online sobre a experiência da transição do projeto à obra no Japão, cujo tema é “Tradição e inovação: a elegância na simplicidade da arquitetura Japonesa” e que terá como oradora uma arquiteta residente e que exerce naquele país, Jacqueline Haga.
O ciclo de atividades continua no dia 27 com a realização de uma jornada técnica na cidade do Mindelo sobre o uso da madeira na arquitetura, utilizada tanto no exterior como interior.
Entretanto, ao longo de todo o mês de outubro e início de novembro, os vencedores dos prémios nacionais de arquitetura exporão através de palestras as suas experiências acerca da concretização dos projetos em obra.
TR