Dados do Ministério da Saúde apontam para 650 internamentos, em 2020, por distúrbios mentais e de comportamento. Os dados do Relatório Estatístico de 2020 foram hoje referenciados para assinalar o dia mundial da saúde mental.
Dos 650 internamentos, 69% dos pacientes eram do sexo masculino e 31% do sexo feminino.
Em Cabo Verde, segundo o Ministério da Saúde, a questão da Saúde Mental tem ganhado cada vez mais destaque no cenário público e vem recebendo maior atenção por parte dos profissionais de saúde, embora ainda enfrente desafios significativos.
Segundo a mesma fonte, embora o país disponha de “vários serviços” que oferecem cuidados de saúde mental, ainda falta uma visão territorial e intersetorial coordenada sobre a saúde mental.
Preocupações dirigidas aos adolescentes
A saúde mental, por ser um desafio a nível mundial, é particularmente preocupante entre os adolescentes e jovens, sendo que as estatísticas a nível mundial mostram que em cada 100 pessoas, 30 podem experimentar ou vir a enfrentar problemas de saúde mental em algum momento de suas vidas, e cerca de 12 dessas pessoas podem lidar com transtornos mentais graves.
Por este motivo, a OMS escolheu este ano o tema “A saúde mental é um direito humano universal” para ampliar o conhecimento, promover a conscientização e incentivar ações que defendam a saúde mental como um direito universal de todos.
Protecção
A OMS enfatiza firmemente que todos têm o direito de desfrutar do mais elevado padrão possível de saúde mental, o que abrange uma série de componentes essenciais e inclui a proteção contra ameaças à saúde mental, o acesso a cuidados de qualidade, acessíveis e culturalmente aceitáveis, além do direito à liberdade, independência e inclusão na comunidade.
A marcação da data visa ampliar a conscientização, promover a compreensão e inspirar ações que assegurem e protejam a saúde mental de todos como um direito humano universal.