PUB

Cultura

Lay Garcia: a essência do rap crioulo

Lay Garcia, rapper de 17 anos, apesar da pouca idade, está a destacar-se no cenário musical, a partir da Vila Nova, na Cidade da Praia. Além de rapper promissora, Lay também é uma contadora de histórias vibrantes, que entrelaçam na melodia e mensagem, como forma de criar uma narrativa envolvente.

O primeiro contacto de Silvana Laíssa Garcia Gomes de Brito, que responde pelo nome artístico de Lay Garcia, aconteceu na igreja, onde participou no grupo coral e permaneceu ali durante quatro anos. Mas foi nos “corredores da vida quotidiana”, como diz, que descobriu sua paixão pelo rap. Freestyle com amigos, influências de artistas como Apollo G e Hélio Batalha, foram os ingredientes iniciais que moldaram sua jornada musical.

Encorajada por amigos e admiradores, Lay Garcia percebeu que tinha uma voz única no mundo do rap, que poderia transparecer e transmitir sua experiência e inspirar aqueles que a ouvem. Ainda que o rap seja predominantemente liderado por homens, a presença de uma mulher nesta cena é acolhida com admiração. 

 “Sempre me receberam de uma forma calorosa e amigável principalmente crianças e pessoas mais velhas e eu como uma mulher a cantar rap eles acham que é uma coisa incrível”, conta-nos a jovem rapper. 

O empurrão que faltava 

Recentemente, lançou a música “Vivi Bu Vida”, uma composição que não apenas conta sua história pessoal, mas também traz uma mensagem poderosa. Ela incentiva as pessoas a viverem suas vidas plenamente, destacando a efemeridade do tempo e a importância de focar em suas próprias jornadas.

O reconhecimento público de Lay cresceu exponencialmente quando um vídeo seu foi compartilhado pelo artista Boy Game. Lay viu esse momento como um “empurrão” que lhe faltava para entrar no cenário musical cabo-verdiano de forma mais desiniba e segura.

Quanto à gestão de sua carreira, Lay, por enquanto, navega por esse território por conta própria. Embora ainda não tenha assinado contrato com uma produtora, ela estabeleceu uma parceria com o canal Dope Lumi, que oferece suporte fundamental para suas produções.

Ao ser questionada sobre suas ambições, Lay revela que seu sonho vai além de pequenos palcos. Almeja pisar em grandes palcos, não apenas nacionais, mas internacionais, levando a música e a cultura cabo-verdiana para além das fronteiras.

Estudante 

Fora dos holofotes musicais, Lay Garcia é uma estudante do 12º ano, dedicada não apenas à música, mas também a uma formação em electricidade e electrónica. Uma pessoa versátil, no dia a dia, ela se diverte com ensaios de dança, desenhos e, é claro, partidas de futebol em casa com a família. 

Lay Garcia deixa uma mensagem forte para aqueles que desejam seguir seus passos na música, especialmente para mulheres que aspiram ao rap. Encoraja a superação do receio, destacando que as mulheres têm um papel vital a desempenhar neste ritmo e que os sonhos são alcançáveis com determinação.

Com uma voz autêntica e uma visão clara, Lay Garcia não é apenas uma rapper em ascensão, mas uma força a ser reconhecida, trazendo consigo a promessa de inspirar gerações futuras no vibrante cenário musical de Cabo Verde.

 

Sara Andrade 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 840, de 05 de Outubro de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top