PUB

Saúde

OMCV vai entregar quatro ecógrafos a estruturas de saúde de São Vicente e Santo Antão

Imagem: cadenaser.com

A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) vai entregar quatro ecógrafos e equipamentos hospitalares à Delegacia de Saúde São Vicente que, por sua vez, irá colocá-los onde houver necessidade, disse, em entrevista à Inforpress, a delegada da ONG, Fátima Balbina.

Segundo Fátima Balbina, dos quatro ecógrafos, dois serão entregues à Delegacia de Saúde de São Vicente, sendo que “um se encontra avariado e servirá para retirar peças” e o outro o delegado irá colocá-lo no centro de saúde que achar melhor, porque “não faz sentido receber um equipamento e não lhe dar uso”.

O terceiro será entregue à Associação Mutualista de Trabalhadores (Mútua), que é uma associação sem fins lucrativos, e o último será enviado ao Hospital Regional João Morais, da Ribeira Grande de Santo Antão.

Do donativo recebido pela OMCV ainda constam outros equipamentos hospitalares

Fátima Balbina explicou que a oferta destes equipamentos, sem valor comercial, ocorre graças à parceria de dois anos que a OMCV tem com a associação ‘Turn on Sucess’, de Portugal, que recebe os equipamentos do Hospital Lusíada, também de Portugal, e os envia para Cabo Verde.

“Este ano recebemos maior quantidade de equipamentos como monitores de sinais vitais, cadeiras para fisioterapia, cadeiras para pessoas com deficiência, cama de fluxo laminar, grua para levantar pessoas doentes, bancas de madeira para determinadas usos hospitalares e recebemos quatro ecógrafos”, enumerou.

Santo Antão e São Nicolau serão os próximos contemplados

A mesma fonte enalteceu, por isso, o acordo de parceria com a associação de Portugal que, na sua óptica, tem feito um papel importante no envio de equipamentos, livros e materiais escolares, roupas, sapatos e brinquedos, e que têm sido “uma mais-valia” para famílias em São Vicente.

“Esses donativos chegaram a Cabo Verde graças à empresária Pandora Roberteson, que também é uma parceira e que custeou o envio. Os próximos donativos que vamos receber pensamos contemplar os dois municípios de Santo Antão, Paul e Porto Novo, e os dois de São Nicolau, Ribeira Brava e Tarrafal”, declarou Fátima Balbina.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top