Uma campanha de limpeza realizada, no passado fim-de-semana, pelo ministério que tutela o mar e o Grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte serviu de primeiro teste ao “Eco peneira”, um equipamento produzido pela Cabnave para facilitar a recolha e limpeza de resíduos que encobertos pela areia das praias.
A campanha de limpeza está enquadrada nas ações que antecedem o Cabo Verde Ocean Week, que este ano acontece de 12 a 17 de novembro.
A “Eco peneira” é, segundo o Ministério do Mar, um instrumento já muito utilizado em outras paragens e que chega agora ao arquipélago, como uma boa prática internacional no que toca à limpeza e preservação das praias.
“Foi a partir do projeto padrinhos do mar que surgiu a necessidade de se encontrar um mecanismo que facilitasse a limpeza das 142 praias balneares do nosso país. Um equipamento que permite extrair resíduos entupidos na areia e ainda terraplanar as praias. Esta foi a primeira ação do Ministério do Mar de Cabo Verde para constatar a funcionalidade do equipamento por forma a continuar a sua produção e distribuição” avançou ainda o Ministério.
Segundo a mesma fonte, o material pode ser adquirido pelas instituições, edilidades municipais, os padrinhos e madrinhas do mar.
Tiago Ribeiro