A seleção nacional de futebol partilha o pote 3 com a Zâmbia, África do Sul, Guiné-Conacri, Guiné Equatorial e Mauritânia, conforme sorteio realizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF). O sorteio oficial será realizado em Abidjan a 12 de Outubro de 2023.
A classificação para o sorteio final oficial é baseada nos últimos “rankings” da FIFA, com as 24 equipas qualificadas distribuídas em quatro potes com base na classificação.
O pote 1 integra a anfitriã Costa do Marfim, juntamente com as nações mais bem classificadas, nomeadamente Marrocos, que foi semifinalista da Copa do Mundo da FIFA, no Qatar em 2022, o actual campeão africano, Senegal, o campeão de 2004, a Tunísia, o campeão de 2019, a Argélia, e o detentor do recorde de sete títulos, o Egipto.
Pote 2 e 4
O pote 2 é constituído pelas seis selecções que se seguem as do pote 1, com melhor classificação, incluindo as Super Águias da Nigéria, que conquistaram o troféu pela última vez em 2013, na África do Sul, os pentacampeões Camarões, Mali, os semifinalistas de 2021, Burkina Faso, Gana e República Democrática do Congo.
No pote 3, Cabo Verde, que continua a melhorar, será agrupado com a Zâmbia, campeã de 2012, a África do Sul, campeã de 1996, Guiné-Conacri, Guiné Equatorial e Mauritânia.
O pote 4 inclui as equipes com classificação mais baixa na competição, designadamente Angola, anfitriã em 2010, que estará juntamente com Guiné-Bissau, Namíbia, Gâmbia e Tanzânia.
c/Inforpress