Uma marcha que decorreu esta sexta-feira,22, de manhã, na cidade da Praia, e que juntou alunos de várias escolas, marcou o encerramento da semana cívica, na capital, no âmbito do do início do ano letivo 2023/2024 em Cabo Verde, e que foi dedicada ao tema da ação climática.
Conforme a organização, a iniciativa do movimento “Ação Climática Agora”, em parceria com a Direção Nacional do Ambiente e a Direção Nacional da Educação, juntou alunos da Escola Básica Nova Assembleia, no bairro de Achada Santo António, e do 1º e 2º ano das 4 escolas que fazem parte do agrupamento (Nova Assembleia, Eugénio Tavares, Nova Presidência e Escola Central). A marcha contou ainda com a participação de crianças do pré-escolar da localidade.
O objectivo desta semana cívica foi o de sensibilizar toda a comunidade educativa para o tema das mudanças climáticas, tendo em conta que, hoje em dia, há uma “baixa perceção” da sociedade cabo-verdiana sobre o que são as causas e as consequências das mudanças climáticas e sobre o que o Governo e a sociedade estão a fazer para fazer face aos desafios.
Diminuir riscos
Desafios esses que passam por diminuir os riscos para a biodiversidade e os ecossistemas, com impactos na sociedade e a economia do país.
Para aumentar essa consciência foi planeado um conjunto de atividades e produzida uma gama de materiais que visam apoiar-vos, aos professores e educadores, monitores e orientadores, na produção e disseminação de informação relevante sobre a ação climática em Cabo Verde.
A semana cívica decorreu de 18 a 22 de setembro.