A Primeira-Dama de Cabo Verde, Débora Katisa Carvalho, foi galardoada na terça-feira, 19, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, com o prémio internacional DUSUSU Award, concedido em reconhecimento à sua contribuição na promoção das causas das meninas e mulheres cabo-verdianas/africanas.
O “DUSUSU Award” é uma “chamada à ação” para que as jovens sonhem, expressem suas vozes e defendam seus direitos, com ênfase no direito à educação.
O evento serve também para celebrar e homenagear mulheres que têm desempenhado um papel significativo na promoção da igualdade de género e na educação das meninas e mulheres.
“Este reconhecimento, não apenas honra Débora Carvalho, mas também inspira outras pessoas a apoiar as meninas nos seus países, incentivando-as a fazer mais” enfatizou a fundadora do DUSUSU Award, Zuriel Oduwole, na atribuição do prémio.
A fundadora do DUSUSU Award, Zuriel Oduwole, que atribuiu o prémio, é uma jovem ativista social, cineasta e conselheira presidencial, cujas raízes estão em Los Angeles e na Nigéria.
Refira-se que Débora Carvalho encontra-se em Nova Iorque para participar em alguns eventos, nomeadamente da Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento, que acontecem à margem da 78° Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Tiago Ribeiro