Os 132 Agentes de Segunda Classe, formados no XI Curso da Polícia Nacional (PN), já estão nomeados, conforme indica a lista nominal publicada no Boletim Oficial de Sexta-feira, 15 de Setembro. Os novos agentes, formados há vários meses, manifestaram-se recentemente preocupados com a demora no processo das respectivas nomeações.
A nomeação foi divulgada esta Sexta-feira pelo Ministério da Administração Interna (MAI), segundo o qual os novos agentes serão notificados, amanhã, Terça-feira, 19 de Setembro, sobre a data e local onde deverão apresentar para o início de funções.
De recordar que um “grito de socorro” circulou recentemente nas redes sociais, revelando a angústia de 132 recém-formados que estavam em casa por mais de cinco meses, sem saber quando começariam a trabalhar. Muitos consideraram a emigração como uma opção, devido à incerteza.
MAI reconhece demora nas nomeações
O diretor nacional adjunto para a Área Administrativa da PN, Jorge Humberto Andrade, reconheceu a demora nas nomeações, atribuindo-a a mudanças nos procedimentos de acordo com a Lei de Execução Orçamental.
No seu esclarecimento, explicou que após a entrega de toda a documentação necessária, o dossiê com 132 processos foi remetido à Direção Nacional da Administração Pública (DNAP) em Maio.
“O processo passou por várias etapas, incluindo notificações para conformação devido a insuficiências documentais. Após a análise pela DNAP, o dossiê foi enviado ao Tribunal de Contas para procedimentos legais de controlo prévio. Agora, aguarda-se a publicação no Boletim Oficial (BO) e o subsequente início de funções dos 132 novos agentes de segunda classe”, disse na altura o responsável, citado pela Inforpress.
C/ Inforpress