O pugilista internacional cabo-verdiano residente em França Bruno Fernandes joga hoje, em Dakar, Senegal, as meias-finais do torneio pré-olímpico de qualificação africana nos 71 quilos para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Fernandes derrotou na noite desta quarta-feira,13, um concorrente da Tunísia e alcançou a sua terceira vitória, em outros tantos combates nesta competição organizada pela Task Force do Comité Olímpico Internacional e hoje vai disputar com um atleta do Egipto o acesso à final.
Bruno Fernandes é agora o único atleta cabo-verdiano nesta prova, já que nas restantes provas das quartas-de-finais, envolvendo pugilistas cabo-verdianos, as atletas Nancy Moreira (66kg), Carina Varela (60 Kg) ficaram pelo caminho em lutas com adversárias de Moçambique e Costa do Marfim, respectivamente, ao perderem por pontos nos seus segundos combates.
Quem também ficou pelo caminho, e logo na sua estreia nesta competição, foi o pugilista Davilson Morais 92Kg, eliminado logo no primeiro assalto por K.O técnico, por um concorrente das Seychelles.
Seleccionador nacional mostra-se “frustrado” com a eliminação de Nancy Moreira e Carina Varela
O seleccionador nacional da modalidade, Adilson Varela mostrou-se “frustrado” com a eliminação de Nancy Moreira e Carina Varela, alegando que ambas fizeram “excelentes combates” e que custa acreditar no veredicto do júri.
O torneio de qualificação é organizado pela Task Force do Comité Olímpico Internacional com vista à qualificação dos atletas para a maior prova mundial e decorre de 09 a 15 do corrente, em Dakar, no Senegal.
Para garantir a qualificação os pugilistas deverão conquistar em feminino as medalhas de prata ou ouro e para o masculino apenas o ouro garante a qualificação.
Atletas que ficaram pelo caminho têm ainda chances de se qualificar
“Os atletas que ficam pelo caminho nesta competição não terminam a fase qualificativa por aqui pois terão acesso a dois mundiais para firmarem a sua qualificação por mérito”, esclarece o Comité Olímpico Cabo-verdiano.
A selecção cabo-verdiana que se encontra em Dakar desde a noite de quarta-feira, 06, é composta pelos atletas masculinos Davilson Morais (+92 Kg), Israel Nzewi (80 Kg) Bruno Fernandes (71 Kg), Admilson Carvalho (63,5 Kg) Elisandro Silva (57 Kg), Lenick Fernandes (51 Kg) por duas pugilistas femininas, Ivanusa “Nancy” Moreira (66 Kg) e Carina Varela (60 Kg).
C/ Inforpress