Numa conversa telefónica mantida no dia de ontem, 12, os dois chefes de Estado perspetivaram a Cimeira 77 + China que se realiza entre os dias 15 e 16 deste mês, em Havana, Cuba, e debruçaram sobre a possibilidade de reforço da cooperação entre Cabo Verde e Cuba, particularmente no domínio da Saúde.
Segundo nota de imprensa, os dois governantes também debruçaram sobre o reforço da cooperação Sul Sul e a “solidariedade e cooperação internacional como ferramenta essencial para o desenvolvimento dos povos e das nações, neste contexto de múltiplas crises que marca a nova ordem mundial”.
Miguel Diaz-Canel aproveitou a ocasião para convidar o Presidente da República cabo-verdiano para uma visita à República de Cuba, convite que foi “prontamente aceite” e JMN convidou, igualmente, o seu homólogo cubano a visitar o arquipélago de Cabo Verde.
De ressaltar que José Maria Neves foi convidado pela Presidência Cubana para a Cimeira 77 + China mas por “razões logísticas, não poderá marcar presença em Havana” .
De acordo com a mesma fonte, a cimeira terá sobre a mesa questões acutilantes da atualidade para a comunidade internacional.