O Presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, voltou a insistir na necessidade de construção do aeroporto da ilha de Santo Antão e da segunda fase do porto do Porto Novo. Na sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do Dia do Município, realizada este Sábado, 2 de Setembro, Aníbal Fonseca exortou o Governo a ser cada vez mais pró-activo na materialização desses projectos.
“Estamos plenamente convictos da necessidade das duas infra-estruturas. Exortamos, por isso, o Governo a ser cada vez mais pró-activo na materialização destes projectos”, avançou Aníbal Fonseca, reconhecendo, porém, terem sido já dados “passos firmes” nesse sentido.
Conforme informou, o Governo já garantiu “parte do financiamento” para o projecto de ampliação do porto do Porto Novo enquanto que já foram concluídos os estudos para a elaboração do plano director do aeroporto de Santo Antão.
A construção do aeroporto e a segunda fase de ampliação do porto do Porto Novo também mereceram a atenção dos representantes dos partidos políticos (MpD, PAICV e UCID) na Assembleia Municipal do Porto Novo por ocasião da sessão solene comemorativa do Dia do Município.
Refira-se que a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do Dia do Município do Porto Novo e dos 61 anos de criação deste concelho, contou com a honrosa presença do Presidente da República, José Maria Neves.
Dia do Município e 61 anos da criação do concelho
A sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do Dia do Município, feriado municipal, foi o ponto alto das comemorações para assinalar a data e os 61 anos de vida do concelho, destacando-se entre as actividades realizadas, a trigésima quarta edição do festival de música da praia de Curraletes, um espectáculo da companhia teatral Juventude em Marcha e uma prova de “trail do município” num trajecto de 17 quilómetros.
A data é emblemática para os porto-novenses, que, além do Dia do Município, também comemoram os 61 anos da criação do concelho e o décimo oitavo aniversário da elevação do Porto Novo à categoria de cidade.
A sessão solene da Assembleia Municipal do Porto Novo também foi marcada pela atribuição de insígnias honoríficas municipais a personalidades e entidades pelo seu contributo ao município.
O concelho do Porto Novo, o maior de Santo Antão, com uma área de 557 quilómetros, foi criado a 02 de Setembro de 1962, através do Diploma Legislativo Ministerial, assinado pelo então ministro do Ultramar, Adriano Moreira.
A partir de 1992, por deliberação da Assembleia Municipal do Porto Novo, o Dia do Município passou a ser celebrado a 02 de Setembro, decisão baseada, precisamente, no facto deste concelho ser criado nessa data.
C/Inforpress