A Selecção Nacional de Basquetebol perdeu na manhã desta Quarta-feira, 30, com a congénere da Eslovénia por 92-77, no jogo da terceira e última jornada da fase de grupos do Campeonato de Mundo de Basquetebol que decorre no Japão, Indonésia e nas Filipinas. Cabo Verde vai agora disputar a qualificação directa para os Jogos Olímpicos de 2024 a ter lugar em Paris, França. (EM ACTUALIZAÇÃO)
Já se previa que o confronto desta Quarta-feira, 30 de Agosto, iria ser de máxima dificuldade já que a Eslovénia, além de sétima do ranking mundial, era, a priori, tida como a selecção mais forte do grupo de Cabo Verde.
Por outro lado, mesmo em caso de victória, Os Tubarões Azuis precisavam de obter uma diferença superior a 24 pontos para que pudessem passar aos quartas-de-final já que no outro jogo do grupo, a Geórgia já tinha vencido a Venezuela por 70 x 59 no jogo também realizado, hoje, Quarta-feira, 30,
Disputa de lugares entre 17º a 32º (Ronda de qualificação)
Cabo Verde leva 4 pontos para o grupo O onde ocupa a segunda posição antes de defrontar a Finlândia (último do Grupo E) amanhã, Quinta-feira, 31 de Agosto, pelas 6h30 e o Japão ( 3º do Grupo E) sabádo, 2 de Setembro, pelas 9h00. Não jogará contra Venezuela que defrontou e venceu na primeira fase para a disputa de lugares entre 17º a 32º.
GRUPO O
1. Japão (4 pontos)
2. Cabo Verde (4 pontos)
3. Venezuela (3 pontos)
4. Finlândia (3 pontos)
31 de Agosto
JAPÃO – VENEZUELA
CABO VERDE – FINLÂNDIA ( 6h30 )
02 de Setembro
FINLÂNDIA -VENEZUELA
JAPÃO – CABO VERDE ( 9h00 )
Os dois primeiros do grupo disputarão os quartos-de-final na disputa do 17° lugar do Mundial 2023.
Recorde-se que esta Segunda-feira, 28, Cabo Verde faz história ao apontar primeira vitória de sempre num Mundial de basquetebol ao vencer a Venezuela por 81-75 no jogo que contava para a segunda jornada da fase de grupos.
O Mundial da FIBA’2023, decorre de 25 de Agosto a 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
A selecção de Cabo Verde de basquetebol qualificou-se a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez para o Mundial da modalidade, evento que conta com a participação de 32 selecções.
O País figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.
Em actualização