PUB

Desporto

Marina Delgado: O novo tesouro do atletismo em Santo Antão

Não obstante as condições mínimas para treinar, a escola de atletismo JAL Domus Nostra tem revelado grandes atletas em Santo Antão, com provas dadas em competições regionais, nacionais e internacionais. Uma das suas grandes revelações conquistou, recentemente, o título nacional e recorde absoluto dos 3 mil metros, com apenas 13 anos de idade.

A mais nova estrela da escola de atletismo chama-se Marina Delgado, natural de Lagoa. Foi “descoberta” pelo treinador Eliseu Fortes quando ainda estava no primeiro ano do ensino básico, aos seis anos de idade. Uma aposta que surpreendeu o país na última competição nacional de atletismo, que decorreu na Cidade da Praia, no início deste mês de Agosto, ao competir nos escalões júnior e sénior e sair detentora do título nacional absoluto nos três mil metros.

De todas as crianças de Lagoa que já entraram no projecto competitivo, Marina Delgado é a única que “explodiu do nada”, conforme conta ao A NAÇÃO o atleta e treinador Eliseu Fortes.

“Marina entrou no projecto quando estudava o primeiro ano. A viver em Lagoa, com os pais, descia para competições esporádicas do seu escalão na Ribeira Grande, Paúl e Porto Novo. Este ano, quando decidimos que ela entraria no projecto competitivo falamos com os pais dela e trouxemo-la para Povoação, para conseguir treinar de acordo com o seu potencial, tanto no seu escalão, como em algumas competições até 5 mil metros, mesmo tendo ela, na altura, apenas 12 anos”, explica.

Surpresa ou não, facto é que, a partir do momento em que a jovem começou a receber treinos específicos para os seus objectivos, mostrou ser detentora de um potencial acima da média para a sua idade. No seu primeiro ano de competição, foi seleccionada para os Jogos Escolares das Ilhas, que decorreu na França, e subiu ao lugar mais alto no pódio dos 1500 e dos três mil metros.

De volta a Cabo Verde, Marina voltou a brilhar no regional de Santo Antão e carimbou passaporte para o nacional, onde alcançou o recorde nacional absoluto dos 3 mil metros em sénior femininos, numa competição que é feita desde 2012. A par deste destacável lugar, Marina levou para casa três medalhas de ouro, nos 1500 metros sénior e sub-18, e três mil metros sub-18. Dias depois, voltou a brilhar na prova dos 5km alusiva ao Festival Baía das Gatas, em São Vicente, de onde, uma vez mais, saiu campeã, na categoria sénior.

Um potencial acima da média

Marina Delgado, que vai agora estudar o oitavo ano do ensino básico obrigatório, é considerada uma atleta com potencial acima da média para os atletas da sua idade. Para além de atleta, ela é também uma aluna com bom aproveitamento escolar, e que tem sido vista como um exemplo para seus colegas. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 834, de 24 de Agosto de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top