O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e também Ministro do Mar inicia hoje uma deslocação de dois dias a Lisboa, Portugal, tendo, entre os pontos da agenda, encontros com responsáveis do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.
De acordo com a Inforpress, Abraão Vicente inicia a sua visita com um encontro com o director do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), João Pinharanda, às 10h30 (08:30 em Cabo Verde), para depois visitar algumas exposições.
Para a tarde de hoje, o ministro Abraão Vicente tem na agenda um encontro no Centro Cultural de Belém (CCB).
Para o segundo e último dia da visita, o governante começa o dia com um encontro com a gestora do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Lisboa, Ângela Barbosa, para depois dirigir-se à Fundação Calouste Gulbenkian.
O último ponto da deslocação do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas será um encontro com a Direcção do Mosteiro de Jerónimos na tarde de Sexta-feira, 25.
Forte relação de cooperação no sector da cultura entre os dois países
Cabo Verde e Portugal possuem uma “forte relação cultural” que, ao longo dos últimos anos, vem sendo fortalecida através de diversos projetos, como a reabilitação de patrimónios históricos e culturais e museus, formação e assistência técnica.
Por outro lado, em Março de 2022, os dois países rubricaram um protocolo de cooperação para a implementação de ações e atividades visando a criação da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.
Recorde-se que, para o Governo cabo-verdiano, o Plano Nacional de Leitura, lançado em Março de 2022, é um “projeto estruturante da política pública de promoção do livro, da leitura e da literatura, mas, sobretudo, do acesso a estes instrumentos e marca o início de uma nova largada que tem como prioridade as crianças”.
Visita do Ministro da Cultura de Portugal a Cabo Verde
Refira-se que o actual Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, esteve em Cabo Verde há pouco mais de ano, Junho de 2022, com o propósito de reforçar os laços de cooperação e amizade. Na ocasião, abordou com o seu homólogo cabo-verdiano, o ministro Abraão Vicente, a agenda de cooperação desenvolvida nos últimos anos e os projetos mais relevantes levados a cabo pelo Governo de Cabo Verde para a reabilitação, valorização do património (material e imaterial), intercâmbio artístico, digitalização de documentos importantes sobre a história do arquipélago.