Woualid Wahnon, ex-jogador de Basquetebol e internacional por Cabo Verde, faleceu, Domingo último, nos Estados Unidos, vítima de ataque cardíaco. O ministro Carlos Monteiro que tutela o sector do desporto já lamentou a morte do “antigo internacional cabo-verdiano, treinador e impulsionador do basquetebol”.
“Sua notável contribuição para o desenvolvimento do desporto, especialmente na promoção do basquetebol de base, foi verdadeiramente notável”, escreveu na sua página de Facebook o ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde.
Antigo jogador da equipa do de Basquetebol do ABC da Praia
“Wah”, como também era conhecido, foi, igualmente, jogador de Basquetebol da equipa do ABC da Praia. Nas redes sociais são inúmeras as reações sua morte como é o caso do Cruzeiros Basket CLUB que lamenta a perda e o falecimento repentino daquele que” foi um grande basquetebolista do Clube Desportivo ABC e jogou na sua juventude tanto no Sub-18 como em Sénior do ABC devido às suas capacidades e jogo mental com a bola na mão”.
As notícias sobre o seu falecimento também destacam as suas qualidades humanas, nomeadamente o facto de ter sido uma “pessoa meiga, de calmo temperamento e de bom coração” ou ainda como “um amigo e irmão, um grande homem, jogava basquetebol como um cavalheiro, como se estivesse a usar um fato com a bola de basket na mão”.
Originário do bairro de Fazenda, Cidade da Praia, Woualid Wahnon, era emigrante nos Estados Unidos há vários anos e funcionário do Massachusetts General Hospital.