O banco BAI Cabo Verde promoveu hoje, Sábado, uma campanha de reflorestação no Parque Natural de Serra Malagueta, interior de Santiago, durante a qual foram plantadas cerca de 200 mudas de árvores frutíferas, desde manga, tangerina, laranja, entre outras. Promovida em parceria com o projecto “Cidade Verde”, liderado pelo agricultor e activista, Emileno Ortet, a iniciativa foi uma forma de solidariedade para com a população local, vítima do trágico incêndio de 2 de Abril passado que, além de uma importante área ardida, causou nove vítimas mortais, entre eles, oito militares e um funcionário desse parque.
Apesar do nevoeiro e do chuvisco que se fazia sentir, o grupo de colaboradores do banco BAI Cabo Verde da Cidade da Praia, Assomada (Santa Catarina de Santiago) e elementos da ilha do Sal, num total de mais de 30 jovens, espalharam-se pelas encostas do Parque Natural de Serra Malagueta, dando corpo a esta campanha de reflorestação que, segundo a Directora do Gabinete de Marketing e Comunicação do BAI Cabo Verde, Deina Barros, é mais uma iniciativa desta instituição bancária no âmbito da sua política de sustentabilidade e responsabilidade social.
“O BAI Cabo Verde tem estado na rota da sustentabilidade, promovendo iniciativas socias, desportivas, culturais e também ambientais, no quadro daquilo que é a nossa política de responsabilidade social. Assim como apoiamos a nossa Selecção Nacional de Basquetebol, que vai participar no mundial, também apoiamos outras causas e, desta vez, uma causa ambiental que é esta campanha de reflorestação do Parque Natural de Serra Malagueta”, argumentou Deina Barros, em declarações ao A Nação.
Servir de exemplo para outras entidades
Tanto o banco BAI Cabo Verde como o projecto “Cidade Verde” desejam que esta parceria na campanha de reflorestação no Parque Natural de Serra Malagueta seja a primeira de muitas outras parcerias em prol de uma maior sustentabilidade ambiental. Por outro lado, esperam ainda que esta iniciativa influencie outras entidades, públicas e privadas, a apoiarem causas ambientais.
Além dos colaboradores do BAI Cabo Verde, incluindo o seu presidente, a campanha de reflorestação que decorreu na manhã deste Sábado, 19, no Parque Natural de Serra Malagueta, interior da Ilha de Santiago, contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Ambiente, delegados locais de Santa Catarina e Tarrafal de Santiago e técnicos do parque natural.
Homenagem às vítimas do incêndio de 2 de Abril
Em declarações ao A NAÇÃO, o jovem Emileno Ortet, mentor do projecto “Cidade Verde”, destacou que a realização da campanha de reflorestação no Parque Natural de Serra Malagueta, além de ser um acto de solidariedade para com a comunidade local que também perdeu casas, terrenos, pastos e plantas, foi, igualmente, uma forma de homenagear os oito (8) militares e um técnico do parque que perderam a vida no trágico incêndio de 2 de Abril último.
Emileno Ortet, que é também agricultor e agente da Polícia Nacional, Emileno Ortet, fez questão de realçar que a campanha de reflorestação no Parque Natural de Serra Malagueta, levada a cabo em parceria com o BAI Cabo Verde, é uma iniciativa que vai de encontro às acções do projecto “Cidade Verde”, nascido em 2018, para espalhar arvores fruteiras pela Capital do país, incentivar o combate às alterações climáticas e ajudar as famílias mais carenciadas a terem um rendimento (frutas que podem comer, vender ou trocar por outros produtos).