PUB

Sociedade

Classe docente: Sindep preocupado com onda de pedidos de licença sem vencimento dos professores

O presidente do Sindicato Nacional e Democrático dos Professores afirmou, esta Terça-feira, que “a frustração e a desmotivação” são os principais motivos para o “elevado número” de pedidos de licença sem vencimento por parte dos professores.

Jorge Cardoso falava à Inforpress após sair no Boletim Oficial de Segunda-feira, 14, que 67 professores receberam licenças sem vencimentos por um prazo de um ano.

Para este sindicalista, esta situação demonstra que a classe docente está “frustrada e desmotivada”, levando muitos a deixar o país à procura de melhores condições no exterior.

Questões laborais por resolver

Esta onda de pedidos de licença sem vencimento tem a ver, também, segundo a mesma fonte, com outras questões laborais como as reclassificações, pagamento dos subsídios pela não redução da carga horária, congelamento por vários anos da situação da carreira e, por fim, pela “inflação que disparou nestes últimos anos”.

Jorge Cardoso alerta que Cabo Verde vai ter “sérios problemas”, assim como Portugal, que, por sua vez, está a enfrentar déficit de professores, causado pela emigração, em busca de melhores condições de vida noutros países.

O sindicalista acredita que, até ao final do ano, os pedidos de licença sem vencimento vão aumentar, tendo em conta que muitos professores têm manifestado junto do sindicato a intenção de solicitar a licença.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top