Equipas de socorro resgataram 335 ocupantes de sete embarcações que foram localizadas nas proximidades da ilha espanhola de Lanzarote, desde a tarde de terça-feira, até as primeiras horas desta quarta-feira, 9, anunciaram as autoridades locais. Os migrantes foram levados para o porto de Arrecife, três deles foram transportados para um hospital por estarem feridos. Não foi revelada a nacionalidade dos migrantes.
Os migrantes, 267 homens, 22 mulheres e 46 menores, foram levados para o porto de Arrecife, disseram fontes do Centro de Coordenação de Emergência e Resgate das Canárias à agência espanhola EFE.
Três dos migrantes foram transportados para um hospital por estarem feridos.
Duas das embarcações foram localizadas ao fim da tarde de terça-feira, 8, com 120 pessoas a bordo e, posteriormente, foram localizadas mais cinco embarcações. Na primeira, com 51 pessoas a bordo, foram encontrados cinco menores, incluindo um bebé, e noutra foram resgatadas 20 pessoas.
Aumento
Nas restantes três, socorridas em conjunto, estavam 135 homens e 27 possíveis menores, acrescentaram as fontes.
Na terça-feira de manhã, já tinham sido encontradas duas outras embarcações na mesma zona com 47 e 60 pessoas.
A rota migratória das Canárias, porta de entrada para a Europa no oceano Atlântico, registou nas últimas semanas um aumento acentuado da atividade proveniente das costas do noroeste de África.
C/ SicNotícias